O Porto de Ibituba, em Santa Catarina, bateu recorde de movimentação no último ano, com um total de 1.911.104 toneladas de cargas movimentadas. O número representa o melhor resultado do complexo em 21 anos. Em 1989 foram 2.046.726 toneladas.
O relatório anual foi divulgado na semana passada e segundo ele 196 navios passaram por Imbituba entre janeiro e dezembro do último ano. A média mensal de movimentação foi de mais de 159 mil toneladas.
A carga mais movimentada pelo porto foi o coque, um tipo de combustível derivado do carvão, com 618 mil toneladas. Em segundo lugar ficaram os grãos agrícolas, com um total de mais de 217 mil toneladas.
O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Imbituba, Gilberto Barreto, ressalta que o complexo passa por obras de ampliação e que os resultados destes investimentos só serão percebidos quando os trabalhos no novo cais forem concretizados, entre abril e maio deste ano. Serão 660 metros contínuos para acostagem, deste total, 300 metros foram liberados pela Alfândega e já estão em funcionamento.Também é esperada a chegada dos navios portêineres Super Post Panamax, em meados do segundo semestre de 2011.
O edital das obras de dragagem de aprofundamento dos portos deve ser publicado, ainda neste mês, pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011.
Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.