Campanha

Polo Petroquímico lança campanha contra soltura de balões

Com panfleto e vídeo animado, iniciativa alerta sobre perigos da prática criminosa

Redação/Assessoria
14/05/2019 16:05
Visualizações: 1985

Os balões representam o principal risco externo para o Polo Petroquímico, que registrou a queda de um balão por semana, em média, entre os meses de janeiro e março deste ano. Em razão disso, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e o Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava) lançam a companha “Balões: Perigo e Crime”.

Com realização até julho, a iniciativa conta com distribuição de panfletos e divulgação de vídeo animado (https://youtu.be/j8DAIZAT05s) nas redes sociais. As peças da campanha enfatizam que fabricar, comercializar, transportar e soltar balões são ações criminosas, passíveis de punição, que pode chegar a três anos de detenção, conforme a lei federal 9.605 (Lei de Crimes Ambientais).

O foco da campanha é alertar sobre os perigos desta prática criminosa. “Além do risco de gerar queimadas e incêndios, um balão aceso pode atingir cabos de energia elétrica e provocar grandes apagões”, explica Valdemar Conti, vice-coordenador do PAM Capuava. O balão também oferece perigo à aviação – ao se chocar com um avião, o artefato pode ser sugado pela turbina, o que gera o risco de queda da aeronave.

Indicadores – De 2001 a 2018, mais de 1.300 ocorrências com balões já foram registradas no complexo industrial, conforme os indicadores do PAM Capuava. Houve 99 quedas de balões em 2015, contra 85 em 2016, 83 em 2017 e 123 em 2018. “O ano passado atingiu a segunda maior marca já registrada. O pico ocorreu em 2014, com o registro de 207 balões”, aponta Conti.

Em alerta – Quando um balão é avistado em rota de queda na região do Polo, os brigadistas acionam o sistema interno de comunicação para fazer o alerta e podem atuar com rapidez por meio de vias que interligam as plantas industriais. Em viaturas equipadas com canhões, que podem ser acoplados a qualquer linha da rede de hidrante, é possível abater o balão ainda no ar.

Para fazer uma denúncia anônima sobre soltura de balões, a recomendação é ligar para o Disque Denúncia (181) ou para a Polícia Militar (190).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23