Rio+20

PNUMA lança Relatório de Iniciativa global sobre cidades eficientes no uso de recursos

Por Redação TN/RodrigoMiguez O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou hoje (18) o documento "Iniciativa Global para Cidades Eficientes no Uso de Recursos" que visa uma união da sociedade civil e o setor privado entorno de ações sustentáveis, como a construção de p


18/06/2012 17:12
Visualizações: 20

Por Redação TN/RodrigoMiguez 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou hoje (18) o documento "Iniciativa Global para Cidades Eficientes no Uso de Recursos" que visa uma união da sociedade civil e o setor privado entorno de ações sustentáveis, como a construção de prédios eficientes em energia, o uso eficiente da água nas cidades, a gestão inteligente e correta dos resíduos, entre outras.

A inciativa, voltada para cidades com mais de 500 mil habitantes, pretende atingir o número de 200 até 2015. Já estão apoiando a iniciativa os Estados Unidos, Japão e Brasil. Segundo o embaixador Masahiko Horie, após o terremoto que afetou o Japão no ano passado, muitas cidades que foram completamente destruídas iniciaram seu processo de reconstrução já com o pensamento de se renovar completamente, adotando práticas sustentáveis na construção das casas e no modo de vida das pessoas.

A "Iniciativa Global" vai apoiar cidades que invistam na promoção de pesquisa sobre eficiência de recursos e consumo e produção sustentáveis, e na criação de uma rede para cidades e organizações para troca de experiências e projetos de revisão por pares para benefício mútuo. "Desvincular o crescimento econômico do uso de recursos não-sustentáveis e dos impactos ambientais, especialmente nas áreas urbanas, respalda a transição para uma economia verde de baixo carbono", afirmou Achim Steiner, subsecretário geral da ONU e diretor-executivo do PNUMA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19