DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Plataforma reúne dados oficiais com recortes raciais e análises inéditas

O CEDRA (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais), instituição fundada por pensadores das relações raciais, especialistas em ciência de dados, estatísticos, economistas e cientistas sociais, lança a "Plataforma de Dados Raciais. O objetivo da nova ferramenta é concentrar informações com recortes raciais e de gênero, de diferentes bases, oferecendo subsídios para a elaboração de estudos e políticas públicas.


19/12/2022 14:37
Plataforma reúne dados oficiais com recortes raciais e análises inéditas Imagem: Photo by Yingchou Han on Unsplash Visualizações: 871 (0) (0) (0) (0)

Neste primeiro momento, a plataforma reúne dados do Censo 2010 e PNAD 2019, com indicadores sobre renda, ocupação, habitação e escolaridade, com foco em análises sobre a mulher negra, juventude e também os impactos da Lei de Cotas (12.711/2012).

Posteriormente, ao longo de 2023, serão inseridos bancos de dados mais aprofundados sobre educação básica e superior, saúde e violência.

Para o professor Helio Santos, presidente do Conselho do CEDRA, integrar bases diferentes no mesmo local, de forma amigável e acessível, permite um entendimento aprofundado sobre as dimensões da desigualdade racial e de gênero no Brasil. "O país, que agora inicia um novo ciclo democrático, precisa urgentemente de um New Deal, dando centralidade à questão racial de forma sistemática. A plataforma funciona como uma 'usina de dados', para a contribuição correta e assertiva na formulação de políticas públicas, com o enfoque na redução das desigualdades", observa.

Uma das evidências apontadas pelas análises da ferramenta é a importância da Lei de Cotas para reduzir os abismos entre a presença de estudantes negros e brancos nas universidades. "Por isso a necessidade de estender essas ações também para outras áreas, como trabalho, saúde e moradia, por exemplo", acrescenta Santos.

Para a construção da plataforma, o CEDRA contou com o apoio do Instituto Çarê, Fundação Itaú, Itaú Unibanco, Instituto Galo da Manhã e Instituto Ibirapitanga, além de parcerias com a Amazon Web Services, Bain & Company, Daniel Advogados e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicos (IBASE)


São idealizadores da plataforma:

  • Helio Santos - Presidente do Conselho Deliberativo: professor, doutor em Administração pela USP. Coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. Presidente do Conselho da Oxfam Brasil.

     
  • Mário Theodoro - Integrante do Conselho Deliberativo: Economista e doutor em Ciências Econômicas na Université Paris I -- Sorbonne. Atualmente é Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) da UnB e consultor legislativo aposentado do Senado Federal. Atuou como secretário executivo da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) de 2011 a 2013, foi diretor da área internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e é autor do livro "A sociedade Desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil", lançado em 2022.
     
  • Marcelo Henrique Romano Tragtenberg - Integrante do Conselho Deliberativo: Doutor em Física pela USP com pós-doutorado pela Universidade de Oxford. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística, e em gestão e pesquisa sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior para negros, indígenas e oriundos de escolas públicas. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa do CNPQ.

     
  • Wania Sant'Anna - Integrante do Conselho Deliberativo: Historiadora e pesquisadora de relações raciais e de gênero. Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; é presidenta do Conselho de Governança do IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e colunista do Congresso em Foco. Foi secretária de Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

     
  • Eduardo Pereira Nunes - Integrante do Conselho Deliberativo: Economista. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, professor titular da Universidade Cândido Mendes. Foi presidente do IBGE entre 2003 e 2011, onde atuou como Economista desde 1980, e professor de Economia do MBA-FGV (1999-2020) e autor de vários trabalhos publicados sobre contas nacionais do país, estatísticas econômicas e sociais.


Também compõem o CEDRA:

  • Cleyton de Oliveira Ritta - Integrante do Conselho Fiscal: Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau-FURB. É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis e de Pós-Graduação em Controle de Gestão.

     
  • Roseli Faria - Integrante do Conselho Fiscal: Roseli Faria é economista, servidora pública federal, vice-presidente da ASSECOR (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento) e membra da coordenação executiva da DVM (Coalizão Direitos Valem Mais). Desde 2015 trabalha com a consolidação das políticas afirmativas no serviço público, tendo participado da elaboração da Portaria Normativa nº 04, de 6 de abril de 2018, que regulamentou o procedimento de heteroidentificação, e da organização de oficinas, cursos e eventos de promoção da igualdade racial e da diversidade.

Fonte: Redação TN com assessoria

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Equidade de gênero
Naturgy apoia pacto por equidade de gênero na Energia
19/09/24
Evento
Começa amanhã a Conferência Ethos 360° São Paulo
17/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
Comunicação
WayCarbon anuncia novo posicionamento e branding
10/09/24
Baixo Carbono
Estudos de negócios de baixo carbono serão realizados en...
10/09/24
COMUNICAÇÃO + IA
Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais dura...
06/09/24
Hidrogênio
ANP produz relatório sobre o marco legal do hidrogênio d...
06/09/24
Segurança no Trabalho
Software de startup brasileira otimiza gestão de EPIs
05/09/24
Publicação
Certificação de hidrogênio verde é tema de livro publica...
03/09/24
Evento
Mais de 700 mulheres debatem transição energética e sust...
03/09/24
Biogás
Governo abre edital para projetos de biogás e assina aco...
02/09/24
Etanol
Hidratado volta a subir após duas semanas em queda; anid...
02/09/24
Resultado
Moagem atinge 44 milhões de toneladas na 1ª quinzena de ...
28/08/24
Brasil
Transição Energética prevê atrair R$ 2 trilhões
27/08/24
Cana-de-Açúcar
Impacto dos incêndios para os produtores de cana-de-açúcar
26/08/24
Emissões
Necta Gás Natural recebe pela segunda vez o selo Ouro do...
26/08/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.