Petróleo e Gás

Plataforma P-56 é batizada em Angra

A Petrobras batiza hoje (3) a plataforma semissubmersível P-56, no estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Com capacidade de processar 100 mil barris de petróleo e comprimir 6 milhões de m³ de gás por dia, a P-56 irá operar no módulo 3 do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Cam

Redação
03/06/2011 11:49
Plataforma P-56 é batizada em Angra Visualizações: 1395
A Petrobras batiza hoje (3) a plataforma semissubmersível P-56, no estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Com capacidade de processar 100 mil barris de petróleo e comprimir 6 milhões de m³ de gás por dia, a P-56 irá operar no módulo 3 do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. A companhia investiu aproximadamente US$1,5 bilhão na construção da plataforma.
 

A nova unidade foi toda construída no Brasil, incluindo seu casco, de forma modular, com 72,9% de conteúdo nacional, um recorde. Clonada das plataformas P-51 e P-52, a P-56 é composta pelo deckbox (base do convés), casco e módulos. 
 

A Keppel Fels construiu, no estaleiro BrasFels, os quatro módulos de processos e de utilidades. Já os dois módulos de geração foram construídos pela Rolls-Royce, em parceria com a UTC Engenharia, em Niterói. Os dois módulos de compressão foram feitos pela Nuovo Pignone (General Electric) e o deckbox também foi construído no estaleiro BrasFels, onde foi feita a integração dos módulos. O casco na embarcação foi construído no BrasFels e foi o resultado da união dos blocos de aço fabricados no próprio estaleiro e pela nuclep. 
 
 
A P-56 ficará ancorada a 120km da costa, a uma profundidade de 1.670 metros, interligada a 21 poços, dos quais 10 serão produtores de petróleo e 11 injetores de água. Segundo a Petrobras, o primeiro óleo da plataforma deve ser extraído em meados de agosto e o pico de produção, no primeiro trimestre do ano que vem. Hoje, a produção de Marlim Sul é de 240 mil barris, mas com a entrada em operação da nova plataforma, esse número irá aumentar para 300 mil barris até o fim do ano.
 

Características Técnicas:
Localização: Campo Marlim Sul, a 120km da costa
Produção de petróleo: 100 mil barris/dia
Compressão de gás: 6 milhões de m³/dia
Geração elétrica: 100 MW
Profundidade: 1.670m
Comprimento: 125m
Largura: 110m
Altura: 137m
Peso Total: 54.658 toneladas
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13