Etanol

Plataforma Biofuturo pretende alavancar presença de biocombustíveis na matriz energética mundial

Redação/Assessoria Unica
17/11/2016 15:41
Visualizações: 722

Na tarde da quarta-feira (16/11), durante a Conferência do Clima (COP22) realizada no Marrocos, ministros e representantes de entidades de 20 nações – Argentina, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Egito, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Moçambique, Países Baixos, Paraguai, Filipinas, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai – se reuniram para o lançamento da “Plataforma do Biofuturo”.

A iniciativa pretende promover, de forma flexível e dinâmica, a cooperação e o diálogo entre governos, indústria, academia, organizações internacionais, instituições financeiras e outras partes interessadas em acelerar o desenvolvimento e expansão sustentáveis dos biocombustíveis avançados de baixo carbono na matriz energética global e a bioeconomia. 

Presentes no evento: o diretor geral da FAO, José Graziano; o diretor geral da IRENA, Adnan Amin; o diretor da UNIDO, Li Yong; o presidente da IEA, Paul Simons; a CEO da SE4ALL, Rachel Kyte; o CEO da WBCSD, Peter Bakker; o diretor da ABBI, Celso Fiori e a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, que em seu discurso exaltou a disposição do setor sucroenergético brasileiro em cooperar para o êxito do projeto. 

“Nós estamos prontos para prover demandas mundiais de biocombustíveis sustentáveis. Estamos preparados para fazer o melhor e ainda mais”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os ministros José Sarney Filho (Meio Ambiente) e Blairo Maggi (Agricultura), além do embaixador José Antonio Marcondes, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia. 

A Plataforma, proposta pelo governo brasileiro a paises dos cinco continentes, é estratégica para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris. No caso do Brasil, o plano para os próximos 14 anos prevê o corte de 43% das emissões domésticas de GEEs. Para 2030, a intenção é alcançar o índice de 18% de biocombustíveis sustentáveis (etanol e biodiesel) na matriz energética e o aumentar de 10% para 23% no uso de energias renováveis (solar, eólica e biomassa) na matriz elétrica. 

Os objetivos principais da Plataforma do Biofuturo são: 

• Promover a colaboração internacional e o diálogo entre decisores políticos, indústria, academia e outras partes interessadas; 

• Facilitar um ambiente propício para investimentos avançados de baixo carbono e investimentos relacionados à bioeconomia; 

• Aumentar a conscientização e compartilhar a análise sobre o status, o potencial e as vantagens atuais dos combustíveis de baixo carbono e outros desenvolvimentos avançados de bioeconomia; 

• Promoção de estudos e análises de ações, práticas políticas e informações sobre atividades e necessidades de pesquisa e desenvolvimento; 

• Discutir como efetivamente avaliar, compartilhar e promover práticas sustentáveis para a produção de biomassa e todo o ciclo de vida da cadeia de valor.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25