Redação TN com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência
A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje três nomes da equipe econômica do seu ministério. Para o Ministério da Fazenda, a presidente indicou Joaquim Levy. O novo titular do Ministério do planejamento será Nelson Barbosa. O ministro Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, foi convidado a permanecer no cargo. Os ministros Mantega e Miriam permanecerão em seus cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes de seus sucessores.
O economista e engenheiro Joaquim Levy deixará o posto de diretor-superintendente do Bradesco Asset Management para assumir o Ministério da Fazenda. A primeira opção de Dilma para a Fazenda era o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, mas ele declinou do convite para ser ministro.
O economista Nelson Barbosa é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda no primeiro mandato de Dilma. No Planejamento, ele sucederá Miriam Belchior, ministra da pasta durante todo o primeiro mandato de Dilma.
Servidor concursado do Banco Central, Alexandre Tombini comanda a instituição desde o início do primeiro mandato de Dilma. Ele sucedeu Henrique Meirelles, presidente do BC no governo Lula e que chegou a ser cogitado para ministro no segundo mandato de Dilma, mas sofreu resistência da própria presidente.
Fale Conosco
22