RenovaBio

PL do RenovaBio é aprovado na Câmara dos Deputados

Redação/Assessoria CDN
29/11/2017 19:33
Visualizações: 364

O PL do RenovaBio (nº 9086/2017) foi aprovado no final do dia desta terça-feira (dia 28) em Plenária da Câmara dos Deputados. Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), uma das entidades envolvidas na construção desse programa, o Congresso Nacional dá mais um passo em direção a uma economia de baixo carbono, demonstrando grande entendimento de que é uma política que promove o crescimento da economia, incentiva a inovação tecnológica e gera empregos e renda.

De autoria do Deputado Evandro Gussi (PV-SP), o PL foi aprovado com alterações que garantiram aperfeiçoamento do texto inicial da proposta, feitas pelo relator Deputado João Fernando Coutinho (PSB/PE). Entre elas está a retirada de definição de metas anuais compulsórias de adição de biodiesel ao diesel e de etanol à gasolina.

O Projeto de Lei será enviado ainda hoje ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE) para leitura em Plenário e definição de despacho. Toda a mobilização e trabalho de agentes políticos, entidades de classe, ONGs e academia para o desenvolvimento deste programa resultou em uma das mais rápidas tramitações já registradas na Câmara dos Deputados, em apenas 12 dias.

O RenovaBio tem como principal objetivo descarbonizar o setor de transportes, em linha com os compromissos que o Brasil assumiu na Conferência do Clima, por meio de uma política nacional de biocombustíveis.

A Unica esclarece também que o RenovaBio não demanda subsídios, elevação da carga tributária, tão pouco oferece renúncia fiscal ao setor de biocombustíveis. Ao contrário, se dá pelo estabelecimento de metas de descarbonização às distribuidoras e emissão de créditos de carbono, os CBios, pelos produtores de biocombustíveis. As distribuidoras compram CBios para demonstrar o cumprimento de suas metas. Esse modelo incentiva a busca de eficiência na produção e de emissões, valorizando os combustíveis de menor intensidade carbônica.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19