OTC 2024

PIX Force destaca soluções inteligentes em segurança ambiental e humana

O Pix Safety, que transforma câmeras de monitoramento em sensores, dando suporte na gestão da segurança do trabalho, e o Pix Blue, que atua na detecção de vazamentos de óleo, otimizando as ações de mitigação de acidentes ambientais milionários. OTC Houston 2024

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/05/2024 18:03
PIX Force destaca soluções inteligentes em segurança ambiental e humana Imagem: Divulgação Visualizações: 345 (0) (0) (0) (0)

Empresa brasileira que desenvolve soluções integradas utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning, Pix Force apresenta as soluções Pix Blue e Pix Safety na 56ª edição da Offshore Technology Conference - OTC 2024, que se realiza entre os dias 6 e 9 de maio, em Houston, Texas (USA).

“São soluções que utilizam tecnologias digitais para detectar incidentes e mapear riscos, dando suporte aos operadores na tomada de decisões, contribuindo para a maior segurança e produtividade das operações offshore”, explicam os fundadores da Pix Force, Daniel Moura (CEO) e Renato Gomes (presidente). Um dos diferenciais das tecnologias oferecidas pela Pix Force para as operações offshore é que buscam usar os recursos existentes, como drones ou câmeras que forneçam a imagem correta e de boa qualidade, que são processadas e analisadas pela inteligência artificial da ferramenta, possibilitando a obtenção do resultado esperado pelos clientes de forma rápida, precisa e com menor custo.

O Pix Blue é uma poderosa ferramenta de gestão ambiental de detecção e monitoramento de óleo que possibilita a identificação imediata de vazamentos em sua origem. “Aliando visão computacional e inteligência artificial, a solução fornece aos operadores informações precisas que permitem a elaboração rápida e eficaz de planos de mitigação, dando uma resposta eficaz a vazamentos no ambiente marinho”, pontua Renato Gomes.

Já o Pix Safety é voltado para a segurança humana. “Com essa solução, transformamos câmeras de monitoramento em sensores: utilizamos câmeras existentes para inspecionar e receber alertas em tempo real sobre possíveis desvios/ocorrências, minimizando os riscos de acidentes”, explica.

As soluções da Pix Force vêm assegurando prêmios para a jovem empresa, entre eles o KPMG Private Enterprise Tech Innovator in Brazil 2023 e o Best in Show, o principal prêmio da Energy Startup Village Competition 2023, promovida pela Society of Petroleum Engineers (SPE) – evento no qual conquistou ainda o People's Choice, como o melhor pitch.

Investimentos em PD&I

A Pix Force é uma das empresas brasileiras de base tecnológica que vem captando recursos para projetos desenvolvidos em parceria com operadoras com recursos da cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dos contratos de concessão firmados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o CEO Daniel Moura, a primeira parceria foi com a Shell Brasil, em projeto de monitoramento de vazamento de óleo em alto mar, após a Pix Force vencer a Shell Startup Challenge Brasil, em 2018. A segunda, com a Petrobras, quando a empresa participou de duas edições do programa Conecta Startups: em 2021, iniciou o projeto de detecção de desvios de comportamento, e em 2022, o de monitoramento de área confinada.

“As parcerias são muito boas, para ambas as partes. As entregas estão sendo realizadas conforme planejado no projeto, com resultados de P&D muito promissores. Já estamos discutindo novas fases com as duas operadoras: os novos desenvolvimentos visam maior automatização de processos entregando mais eficiência às operações”, complementa Daniel Moura.

Internacionalização a vista

Os dois executivos também estão aproveitando a OTC2024 para prospectar oportunidades que viabilizem a instalação de um escritório nos Estados Unidos, como já têm na Finlândia. “Com a globalização os mercados estão cada vez mais. Isso oferece oportunidades de crescimento, diversificação e acesso a novos clientes e recursos em diferentes partes do mundo”, afirma o CEO Daniel Moura.

Observa ainda que a competição global está se intensificando cada vez mais. E que a presença em vários mercados possibilita à empresa estar mais preparada para competir e se adaptar às mudanças nas condições do mercado. “Para nós, a internacionalização sempre foi um objetivo importante, em vista das nossas soluções serem atrativas para grandes indústrias como a de óleo e gás”, conclui.

Saiba mais em https://pixforce.ai/

Serviço:
OTC 2024 – Offshore Technology Conference Offshore
Data - 6 a 9 de maio
NGR Park – Houston, Texas
Pavilhão Brasileiro – Booth
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.