Agroenergia

Pinhão-manso vira matriz de biodiesel

DCI
29/08/2006 03:00
Visualizações: 122

A Biodiesel Triângulo, de Iturama (MG), é a primeira empresa brasileira a anunciar o plantio comercial do pinhão-manso para a produção de biodiesel. A semente do fruto, nativo do País e presente em toda a América Latina, do México à Argentina, será a matéria-prima de duas usinas de biodiesel da companhia.
Em parceria com empresários brasileiros, alemães, italianos e japoneses, o grupo está investindo R$ 140 milhões na construção das duas plantas, em Iturama e na região paulista de São José do Rio Preto. As obras começam em outubro e as plantas devem entrar em operação até o início de 2008.
Somadas, as usinas devem gerar 220 milhões de litros de biodiesel por ano. “Vamos exportar cerca de 70% da produção e os 30% restantes serão consumidos pelo mercado interno”, revela o diretor presidente da Biodiesel Triângulo, Pedro Martins Filho. De acordo com ele, a empresa já tem pré-contratos de entrega de 120 milhões de litros para a Alemanha e o Japão em 2008.
No primeiro ano de funcionamento, a maior parte do biodiesel será originada a partir do sebo bovino, uma vez que lavouras de pinhão ainda estarão em sua primeira safra. A expectativa é de que, a partir da terceira safra, em 2010, seja atingida a produtividade de cinco toneladas por hectare de pinhão-manso. Quando os arbustos estiverem em pleno vigor, a utilização do sebo bovino deve ser reduzida a cerca de 5%. “O sebo servirá mais para oferecer segurança e disponibilidade de matéria-prima quando a produtivadade do pinhão não for suficiente”, diz Martins Filho.
Segundo o executivo, desde o ano passado, foram plantados aproximadamente 2 mil hectares de pinhão-manso na região de Iturama. Estima-se que serão necessários 70 mil hectares de área plantada para atender à demanda das usinas. No entanto, a unidade paulista ainda não tem localização definida — só se sabe que será próxima ao município paulista de São José do Rio Preto — e o plantio do fruto nem foi iniciado. “Estamos negociando a instalação da planta com a prefeitura da cidade”, diz Martins Filho.
Para que as usinas obtenham redução na carga tributária, por meio do Selo Combustível Social, concedido Ministério do Desenvolvimento Agrário, no mínimo 30% da matéria-prima será proveniente da agricultura familiar, em estados do Sul e do Sudeste.
Grupo Bertin
Justamente por conta deste benefício à agricultura familiar, a região de Lins, no noroeste do estado de São Paulo, está se preparando para abastecer com matéria-prima a maior usina de biodiesel já construída no País, do Grupo Bertin, que deve entrar em operação daqui a três meses no município. A previsão é de que a unidade produza o equivalente a 100 milhões de litros do biocombustível por ano.
O pinhão-manso é visto como a melhor alternativa para a agricultura familiar da região.
“A planta é rústica e não exige muitos cuidados no trato”, diz o engenheiro agrônomo Kazuhiro Nagumo, coordenador de política rural da Prefeitura de Lins. De acordo com estudos da Embrapa Algodão, o teor de óleo da semente de pinhão-manso é de 32%. Para produzir uma tonelada de biodiesel, seriam necessárias 3,1 toneladas do produto ou 5,6 toneladas de grãos de soja, por exemplo, cujo teor é de 18%.
Embora o Grupo Bertin não confirme que esteja incentivando a cultura do pinhão — o sebo bovino será a matéria-prima principal — a Prefeitura de Lins já fez o cadastramento de 1.700 famílias que possuem propriedades rurais de até 50 hectares, em municípios vizinhos, como Promissão e Guaiçara.
“Pelos nossos cálculos, vamos precisar de 15 mil hectares”, estima o secretário de desenvolvimento sustentado de Lins, Israel Antonio Alfonso.
O investimento será de R$ 2.100 por hectare. Segundo o Ministério de Minas e Energia, hoje 15 dos 27 estados brasileiros estão com projetos de investimentos em usinas de biodiesel, representando uma capacidade de produção de 1,8 bilhão de litros por ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13