Preços

Petróleo sobe mais de US$1/barril com expectativas de acordo EUA-China

Reuters, 19/06/2019
19/06/2019 12:41
Visualizações: 254

Os preços do petróleo avançaram mais de 1 dólar nesta terça-feira, após notícias de que a China e os Estados Unidos estão retomando gradativamente negociações comerciais antes de uma reunião na cúpula do G20 no fim do mês, ampliando as expectativas de que os dois país possam solucionar a guerra comercial em andamento.

As tensões no Oriente Médio depois de ataques a navios-tanques na semana passada, com os EUA planejando enviar mais tropas à região, também deram suporte aos preços.

Os contratos futuros do petróleo nos EUA avançaram 1,97 dólar, ou 3,8%, e fecharam a 53,90 dólares por barril. Já os futuros do petróleo Brent encerraram em alta de 1,20 dólar, ou 2%, a 62,14 dólares/barril.

"Tive uma conversa por telefone muito boa com o presidente Xi, da China. Nós teremos uma reunião na próxima semana no G20, no Japão. Nossas equipes vão retomar as negociações antes do nosso encontro", disse o presidente norte-americano, Donald Trump, em seu Twitter.

A China, que antes havia se recusado a dizer se os dois líderes de fato se encontrariam, confirmou a reunião.

"Um elemento comum que sustentou ambos (petróleo e mercado de ações), da nossa perspectiva, foi o aparente aumento na possibilidade de que alguma forma de acordo comercial seja trabalhada, podendo esfriar a percepção de um crescimento econômico em queda, que pressionou fortemente o petróleo nas últimas semanas", disse em nota Jim Ritterbusch, da Ritterbusch and Associates.

Temores de um confronto entre o Irã e os EUA cresceram desde o ataque a navios-tanques na última quinta-feira, pelo qual Washington culpou Teerã, que negou envolvimento. Os EUA anunciaram o envio de mais mil soldados ao Oriente Médio por "propósitos defensivos".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13