Preços

Petróleo se recupera e sobe com ameaça de greve na Noruega

Dow Jones Newswires - 28/06/2016
28/06/2016 12:58
Visualizações: 766

Os futuros de petróleo operam em alta significativa nesta manhã, apagando parte das perdas das últimas sessões, em meio à ameaça de uma greve de trabalhadores do setor petrolífero e de gás natural da Noruega.

Às 7h43 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para agosto subia 2,48% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 48,33 por barril, enquanto o WTI para o mesmo mês avançava 2,70% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 47,58 por barril.

A possível greve na Noruega, que está prevista para começar no sábado, pode envolver até 7.500 funcionários da indústria petrolífera e de gás local. Os trabalhadores exigem um novo acordo salarial antes da meia-noite do dia 1º de julho.

A eventual paralisação pode limitar o escoamento de petróleo na Noruega, que é um dos maiores produtores da Europa. Em maio, a produção norueguesa ficou em cerca de 1,55 milhão de barris por dia, representando em torno de 1,6% do resultado mundial.

Os ganhos dos futuros de petróleo, no entanto, são limitados por notícias de que a produção na Nigéria voltou a se recuperar para 1,9 milhão de barris por dia.

"Resta ver o quão sustentável o atual nível da produção (nigeriana) será. Afinal, o risco de que haja mais ataques do grupo militante conhecido como ´Vingadores do Delta do Níger´ não desapareceu", ressaltou o banco alemão Commerzbank.

Os investidores também continuam acompanhando as consequências da decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia, em plebiscito realizado na semana passada.

A tendência hoje, no entanto, está sendo de recuperação das commodities e dos mercados acionários, após as fortes perdas que acumularam em reação ao chamado "Brexit".

No fim da tarde, o foco passará a ser a pesquisa semanal do American Petroleum Institute (API, uma associação de refinarias) sobre os estoques de petróleo dos EUA, que será seguida amanhã pelo levantamento oficial, do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.