Indústria Naval

Petroleiro está em fase de finalização

Num contato exclusivo com Fábio Guilherme Torres - o imediato (subcomandante) do João Cândido, primeiro navio lançado ao mar pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), a Folha teve acesso às informações sobre a etapa de finalização do petr

Folha de Pernambuco
28/06/2010 06:12
Visualizações: 660

Num contato exclusivo com Fábio Guilherme Torres - o imediato (subcomandante) do João Cândido, primeiro navio lançado ao mar pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), a Folha teve acesso às informações sobre a etapa de finalização do petroleiro Suezmax, que está acontecendo no cais de acabamento, no próprio Porto de Suape. Um pouco antes do lançamento ao mar do primeiro navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) no Rio de Janeiro, Torres contou que estão sendo feitos os serviços de conclusão na parte de fiações, acomodamentos e equipamentos. “Sem esse trabalho final não há condições de a embarcação navegar”, frisou. O presidente do EAS, Angelo Belellis, trabalha para que esse processo termine no segundo semestre deste ano, com o objetivo de entregar a encomenda à Transpetro (subsidiária da Petrobras e responsável pela demanda) no próximo mês de agosto.

 

 
Atualmente, mesmo com a presença de chuvas, é possível terminar o trabalho na praça de máquinas, na parte de habitação, área de tanques, que ficam na parte interna do petroleiro. O João Cândido tem seu produto de exportação armazenado em 12 tanques. O óleo cru do petróleo é puxado por três bombas de carga, que ficam numa casa de bombas, e descarregado para os terminais. Cada bomba de carga dispõe de uma vazão de quatro mil metros cúbicos por hora. Ainda no que diz respeito ao acabamento, a parte de solda (que fica na área externa da embarcação) é que não pode ser feita durante a chuva. Os serviços vêm sendo realizados com frequência pelos trabalhadores do EAS. Antes da entrega, o navio ficará aproximadamente um mês passando por testes de carregamento e descarregamento dentro do Brasil. “É uma prova que fazemos no mar para ver como está navegando”, explicita o subcomandante. Espera-se que após esse período a embarcação já passe a exportar petróleo pelo mundo.



Enquanto isso, a tripulação que acompanhará as viagens do Suezmax - composta por 19 pessoas - faz cursos de reciclagem, aperfeiçoamento no Rio de Janeiro. Fábio Guilherme Torres, por exemplo, vai para Pernambuco até duas vezes por mês. “Devo estar (em Suape) no fim de julho”, conta.



Fonte: Folha de Pernambuco/PAULO MARINHO

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.