Venezuela

Petroleiras na Venezuela reduzem funcionários expatriados com aumento das tensões

Reuters, 26/04/2017
26/04/2017 09:30
Visualizações: 492

Conforme as tensões políticas na Venezuela crescem, petroleiras incluindo a norueguesa Statoil e a espanhola Repsol reduziram ainda mais seu número já baixo de funcionários expatriados no país, disseram fontes familiarizadas com a situação.

A Statoil, Repsol e Chevron estão entre as petroleiras estrangeiras que detêm participações minoritárias em mais de 40 joint ventures com a estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA), fornecendo a Venezuela produção crucial de petróleo e renda em meio a uma debilitante crise econômica.

A Venezuela, maior exportadora de petróleo da América do Sul, foi abalada por uma crise econômica brutal que levou milhares a cortarem refeições, impossibilitados de pagarem os altos preços por bens básicos e enfrentando longas filas por produtos escassos.

Não há relatos de que as tensões afetaram as operações nos campos de petróleo, geralmente isolados, da Venezuela, mas algumas empresas têm sido surpreendidas por frequentes barricadas bloqueando as ruas e pela Guarda Nacional usando gás lacrimogênio na capital Caracas, onde as petroleiras estrangeiras geralmente estão sediadas.

A Statoil, que tem uma joint ventura na região do cinturão de Orinoco do país, retirou seu grupo de cinco a seis funcionários expatriados que restava no país, disseram duas fontes. O site da Statoil diz que a companhia tem 30 funcionários na Venezuela, incluindo funcionários locais, embora não esteja claro quantos são venezuelanos.

Alguns funcionários expatriados com famílias da Repsol, que tem uma participação de 40 por cento na joint venture Petroquiriquire com a PDVSA e também participa na PDVSA, recentemente deixaram o país, embora outros tenham permanecido, disseram duas fontes diferente. A Repsol tem cerca de 10 funcionários não-venezuelanos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23