Noruega

Petroleiras da Noruega elevam planos de investimento em 2021 e veem cortes em 2022

Reuters, 17/02/2021
17/02/2021 16:54
Visualizações: 986

As companhias de petróleo e gás da Noruega elevaram nos últimos meses suas previsões de investimento para 2021, mas ainda planejam gastar menos do que no ano passado e miram redução dos aportes em 2022, mostrou nesta quarta-feira uma pesquisa do serviço nacional de estatísticas do país (SSB).

O principal setor da Noruega espera agora investir 173,6 bilhões de coroas norueguesas (20,5 bilhões de dólares) neste ano, ante uma previsão de 166,3 bilhões de coroas vista em novembro, disse o SSB. Apesar disso, a cifra ainda fica abaixo dos 179,3 bilhões investidos no ano passado.

A previsão inicial para os investimentos em 2022 ficou em 138 bilhões de coroas, cerca de 8,9% abaixo das projeções feitas para 2021 há um ano, disse o SSB.

Os níveis de investimento têm um impacto no crescimento de curto prazo da economia norueguesa, assim como na produção de petróleo do país a longo prazo.

No ano passado, o parlamento da Noruega aprovou incentivos fiscais temporários para estimular os investimentos em petróleo e gás, o que fez com que a Equinor e outras companhias prometessem acelerar o desenvolvimento de descobertas já existentes, visando colocá-las em operação.

Para serem aptos aos incentivos, que podem reduzir os custos de desenvolvimento em cerca de 10 dólares por barril de petróleo, segundo estimativas do setor, os projetos precisam ser aprovados até o final de 2022.

"A diminuição indicada em 2022 se deve principalmente às baixas estimativas para os desenvolvimentos de campos... A queda está relacionada a mais empreendimentos sendo concluídos em 2021 ou no início de 2022", disse o SSB em comunicado.

Uma série de novos planos de desenvolvimento são esperados neste ano e no próximo, mas os principais investimentos associados a eles tendem a vir apenas quando a construção de plataformas e dutos começar de fato.

Como a grande maioria planeja começar no final do próximo ano, o SSB observou que isso envolverá um investimento relativamente baixo em 2022.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.