IPO

Petroleira espanhola Cepsa adia IPO por incertezas nos mercados

Reuters, 15/10/2018
15/10/2018 17:42
Visualizações: 560

A empresa espanhola Cepsa adiou nesta segunda-feira o que seria a maior listagem de uma petroleira em uma década, na mais recente oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) a sucumbir à liquidação global nos mercados acionários.

A proprietária da Cepsa, a investidora estatal Mubadala, de Abu Dhabi, planejava arrecadar cerca de 2 bilhões de euros (2,3 bilhões de dólares) na venda de 25 por cento da companhia.

Os mercados estão agitados pela ansiedade sobre os efeitos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a saída do Reino Unido da União Europeia, uma lentidão da economia global e taxas de juro mais altas nos EUA.

O índice acionário espanhol IBEX registrou sua maior queda semanal desde fevereiro no fechamento de sexta-feira, e permanece em mínimas de dois anos.

"Os desdobramentos mais recentes na economia internacional semearam uma incerteza considerável nos mercados internacionais de capital", disse a Cepsa em comunicado.

"Neste cenário, o apetite de investidores internacionais retraiu significativamente, junto com a vontade deles de participar em listagens na bolsa de valores como a que a Cepsa estava fazendo", disse a empresa.

Mubadala irá considerar retornar ao mercado de ações quando as condições se tornarem mais favoráveis, disse Musabbeh Al Kaabi, presidente-executivo da plataforma de petróleo e petroquímicos da Mubadala, acrescentou a petroleira.

O IPO da Cepsa seria o maior feito por uma companhia de petróleo desde o realizado pela brasileira OGX Petróleo e Gás (atual Dommo Energia), em 2008.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.