Mercado

Petrobras vai exportar biodiesel para a Europa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Lisboa, onde será convidado a formar uma aliança estratégica com a União Européia. No lado prático, a Petrobras e a petroleira portuguesa Galp vão assinar um contrato que vai inaugurar a exportação de biodiesel para a Europa. Pelo a

O Estado de São Pau
04/07/2007 03:00
Visualizações: 451 (0) (0) (0) (0)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Lisboa, onde será convidado a formar uma aliança estratégica com a União Européia. No lado prático, a Petrobras e a petroleira portuguesa Galp vão assinar um contrato que vai inaugurar a exportação de biodiesel para a Europa. Pelo acordo, o Brasil fornecerá 600 mil toneladas anuais de óleo e biodiesel.

A parcela em óleo será transformada em biodiesel pela Galp, numa usina ainda a ser construída. A comercialização e o refino ficarão a cargo de empresa formada por uma associação, meio a meio, entre a Petrobras e a Galp. No futuro, essa empresa luso-brasileira pretende também incentivar o cultivo de sementes para a produção de biodiesel na África.

O acordo não significa que as exportações de biodiesel vão explodir. Apesar de as mudanças climáticas e a energia estarem no centro das preocupações européias, existem barreiras à utilização desse combustível, segundo negociadores. Do lado brasileiro, o problema é que o País só tem capacidade para atender à demanda interna e cumprir a meta de misturar 2% de biodiesel ao diesel até 2009. Do lado europeu também há empecilhos ao uso mais intensivo do biodiesel. As montadoras resistem ao novo combustível e ameaçam não dar garantia aos motores que o utilizarem acima de determinadas quantidades. Além disso, há todo um emaranhando de normas que precisa ser construído.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22