Álcool

Petrobras vai exportar álcool para Ásia

A exportação de álcool combustível para o Japão foi um dos motivos da visita do primeiro ministro japonês ao Brasil e a Petrobras poderá participar do negócio como `trader`. A informação foi passada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante a inauguração do


16/09/2004 00:00
Visualizações: 349

A exportação de álcool combustível para o Japão foi um dos motivos da visita do primeiro ministro japonês ao Brasil e a Petrobras poderá participar do negócio como `trader`. A informação foi passada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante a inauguração do novo centro de realidade virtual (CEAD), nesta quinta-feira (16/09). O diretor destacou, entretanto, que a negociação está sendo decidida no âmbito ministerial dos dois países.
O executivo explicou que o modelo para viabilizar a exportação seria a assinatura de contrato de compra entre a Petrobras e os usineiros, de forma que eles se comprometessem com a produção e a estatal com o transporte. Segundo o executivo, apesar da necessidade de contratação de novos navios, o negócio ainda parece rentável, tanto para a Petrobras quanto para os usineiros, "mas o processo ainda está em avaliação", ressaltou. 
Na Ásia, China, Índia e Coréia já mostraram interesse em adicionar álcool à gasolina para reduzir a poluição. Na China, quatro províncias disputam a central petroleira que a Petrobras pretende instalar para receber o óleo combustível e o álcool exportado do País.
Na avaliação de Roberto Costa, os entraves para o negócio são a adaptação tecnológica dos motores asiáticos ao combustível com maior teor de álcool, o que poderá adiar o projeto para os próximos anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.