Gestão

Petrobras ultrapassa a marca de duas mil conciliações trabalhistas em 2023, mais do que o dobro de 2022

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
16/01/2024 12:50
Petrobras ultrapassa a marca de duas mil conciliações trabalhistas em 2023, mais do que o dobro de 2022 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1495

A Petrobras firmou mais de dois mil acordos trabalhistas em 2023, mais que o dobro do ano anterior. Os processos eram, em sua maioria, ajuizados por empregados de empresas prestadoras de serviços. Esse aumento foi possível graças a Acordos de Cooperações Técnicas celebrados com 11 Tribunais Regionais pelo país e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além de dar mais celeridade aos processos e reduzir a carteira de contencioso da empresa, as conciliações são benéficas para os trabalhadores, que obtêm mais rapidamente os créditos que ficaram sem pagamento pelos seus empregadores diretos.

"Os termos firmados refletem a vontade que temos em buscar as soluções, reduzindo o passivo da companhia. Há uma dinâmica diferenciada para conciliação, com um trabalho mais célere e ágil, que tem trazido um ótimo retorno. A Petrobras está satisfeita participando deste projeto junto à Justiça do Trabalho. Temos tido um retorno muito bom enquanto empresa responsável socialmente, além de tentar ajustar um passivo que precisava ser tratado com urgência”, disse Ésio Costa Júnior, gerente geral do Jurídico de Contencioso Integrado da Petrobras.

Os tribunais que já têm Acordos de Cooperação Técnica com a Petrobras são TST, TRT1 (RJ), TRT2 (SP), TRT5 (BA), TRT9 (PR), TRT11 (AM/RR), TRT15 (Campinas), TRT 17 (ES), TRT19 (AL), TRT20 (SE) e TRT21 (RN). A lista pode aumentar em breve, pois as tratativas com TRT4 (RS) e TRT6 (PE) estão em andamento. As conciliações pelo país já renderam prêmios para a companhia como o certificado de Empresa Conciliadora reconhecida pelo TRT17 (Espírito Santo) e a terceira posição entre as empresas que obtiveram o maior índice de conciliação na VII Semana Nacional de Conciliação Trabalhista pelo TRT1 (Rio de Janeiro).

“Estamos num processo evolutivo de conciliação, saindo da posição de grandes litigantes para de uma empresa disposta a reduzir seu contencioso pela via conciliatória, reconhecendo os direitos sociais e básicos dos trabalhadores. Nossa expectativa é alavancar a composição e trazer resultados ainda mais expressivos decorrentes desta atuação, com o reconhecimento da Petrobras como uma empresa comprometida com a conciliação e a pacificação social”, afirmou Marco Aurélio Ferreira Martins, gerente de Gestão de Escritórios Jurídicos da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.