Análise

Petrobras terá pouca sobra para substituir óleo do Oriente Médio

Valor Econômico
03/03/2011 14:57
Visualizações: 187
É difícil imaginar que o Brasil consiga substituir o Oriente Médio na oferta de petróleo para os Estados Unidos, um voraz consumidor que importa 13,3 milhões de barris de petróleo diariamente, já que consome 20 milhões de barris por dia e só produz 6,7 milhões de barris diariamente, segundo dados de 2008. A Petrobras prevê chegar a 2020 produzindo 4 milhões de barris de petróleo, o dobro da produção atual. E com os planos de refinar esse óleo para oferecer combustíveis no mercado interno, a sobra de produto deve ser irrisória para padrões americanos.
 

Dois anos atrás a Petrobras dizia que o Brasil dificilmente entraria na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) porque nunca seria um exportador de petróleo e sim de derivados. Em 2008, o plano de investimentos da estatal para novas refinarias (mais de US$ 50 bilhões) estava baseado na necessidade de exportar combustíveis, notadamente diesel.
 

O crescimento do mercado interno em 2010 fez com que as vendas de derivados no ano passado superassem a alta do PIB em cerca de 2 pontos percentuais, fato inédito. E a Petrobras já justifica as novas refinarias para atender o mercado interno e trazer segurança energética para o país, já que as importações de combustíveis tendem a aumentar se a produção atual não atender ao mercado local.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13