Álcool

Petrobras terá parceria com estrangeiros em usinas

Diário do Nordeste/CE
26/02/2008 13:09
Visualizações: 101 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras vai ter ao menos 15% de participação acionária em usinas produtoras de álcool em parceria com empresários brasileiros e sócios estrangeiros. Um projeto da estatal prevê a construção de destilarias, basicamente em Goiás e Minas Gerais, exclusivamente para exportação. Os estudos, em fase final, prevêem que os sócios brasileiros tenham 70% da participação e os estrangeiros os 15% restantes.

"O Japão é o grande foco nosso no álcool atualmente", revelou Luthero Moreira, da gerência de comercialização de álcool e oxigenados da Petrobras, que participou hoje do Simpósio Internacional Datagro/Udop, em Araçatuba (SP).

Segundo ele, a empresa criada para produzir e administrar o álcool será independente da holding Petrobras e nenhuma gota do combustível produzido seria negociada no Brasil.

"Juntamente com os contratos para a construção das unidades seriam feitos acordos de longo prazo para compra de combustível no Brasil e a venda no exterior", explicou o executivo. Ele não revelou o número de destilarias a serem construídas, mas o projeto original, sem a Petrobras como sócia, era de 26 unidades.

Além do álcool, as destilarias teriam unidades anexas para produção de bioeletricidade e biodiesel, apenas para o consumo local. A Petrobras estuda ainda novas parcerias nesta mesma linha de sociedade com o setor privado para suas futuras usinas de biodiesel, além das três que está construindo sozinha.

O álcool produzido nas destilarias seria escoado por meio do duto que ligará Senador Canedo (GO) a São Sebastião (SP), com ramal até Ilha D'água (RJ). Segundo Gilberto Ribeiro de Carvalho gerente de Desenvolvimento de Novos Projetos da Petrobras, a construção do alcoolduto, em parceria com a japonesa Mitsui e a empreiteira Camargo Corrêa, começará em 2009 e o início da operação será a partir de 2010.

A obra já tem um ramal com capacidade para operar a partir de Paulínia (SP) no sentido litoral-interior, o que proporcionaria o uso de trechos já prontos antes do término de todo o alcoolduto.


Fonte: Diário do Nordeste/CE

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.