O químico de petróleo sênior Claudio Pimentel é o novo gerente geral da Refinaria Henrique Lage (Revap), cargo ocupado durante três anos pelo engenheiro Luiz Eduardo Valente, que assume a condução da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Camaçari, na Bahia.
Agência PetrobrasO químico de petróleo sênior Claudio Pimentel é o novo gerente geral da Refinaria Henrique Lage (Revap), cargo ocupado durante três anos pelo engenheiro Luiz Eduardo Valente, que assume a condução da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Camaçari, na Bahia. Nascido em Campinas, Pimentel ingressou na Petrobras em 1986 e atuou nas áreas de Qualidade de Produtos, unidades de Processo de Destilação, Hidrotratamento e, desde 2002, na gerência de Produção da refinaria de Paulínia (Replan).
Pimentel é químico formado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), com mestrado em Química (UNICAMP) e MBA em Marketing pela USP (Universidade de São Paulo).
Importância da Revap
A Refinaria Henrique Lage (Revap), unidade do Sistema Petrobras, localizada na cidade de São José dos Campos, a 90 km de São Paulo, responde por 15% do processamento de derivados de petróleo no país. É a terceira maior unidade do sistema. Seus produtos abastecem o Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e parte da Grande São Paulo. Instalada em uma área de 10 milhões de m², opera com 976 empregados, entre próprios e contratados.
Derivados - Planejada no início dos anos 70 para viabilizar as metas do 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, a Revap processa 40 mil m³/dia de petróleo. Seus principais derivados são nafta petroquímica, óleo diesel, gasolina, gás de cozinha, óleo combustível, asfalto, propeno e querosene de aviação. Este produto atende integralmente à demanda do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além dos demais aeroportos no Estado.
A Refinaria é a maior contribuinte de ICMS no Vale do Paraíba, tendo recolhido R$ 687 milhões aos cofres do Estado em 2007. Seus principais produtos de exportação são o asfalto e óleo combustível.
Certificados - A Revap é certificada pelas normas ISO 9002 (qualidade de processos), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde Ocupacional e Segurança).
Modernização – O investimento de US$ 2,5 bilhões na modernização da planta industrial da Refinaria implica na melhoria da qualidade dos produtos. Novas unidades estão em fase de construção com objetivo de oferecer ao Brasil energia de qualidade, ambientalmente limpa, com segurança e sem dependência externa. Com a modernização, o faturamento da refinaria deverá aumentar em 6,5% e a arrecadação do ICMS em 15%, já que a unidade estará adaptada para processar, percentualmente, maior volume de petróleo nacional e produzir derivados ambientalmente mais adequados, de alta qualidade e maior valor agregado.
Dados de Produção da Revap (2008)
Gasolina 8 mil m³/dia
Diesel 9 mil m³/dia
Querosene de aviação 6 mil m³/dia
GLP 2,7 mil m³/dia
Asfalto 1.500 t/dia
Propeno 500 m³/dia
Localização: São José dos Campos (SP)
Área: 10,3 km²
Capacidade instalada: 226 mil barris/dia
Principais produtos: Gasolina, Óleo Diesel, Querosene de Aviação, Propeno, GLP, Asfalto e Enxofre
Fale Conosco
22