Bolívia

Petrobras retira marca de postos

A Petrobras iniciou a retirada de sua marca da rede de postos que operava na Bolívia até o ano passado. A decisão foi tomada após a consolidação das mudanças promovidas no mercado de petróleo daquele país, que levaram a estatal a abandonar o setor de distribuição de combustíveis e vender

Agência Estado
12/07/2007 00:00
Visualizações: 408
A Petrobras iniciou a retirada de sua marca da rede de postos que operava na Bolívia até o ano passado. A decisão foi tomada após a consolidação das mudanças promovidas no mercado de petróleo daquele país, que levaram a estatal a abandonar o setor de distribuição de combustíveis e vender suas refinarias à estatal local YPFB. Em nota divulgada ontem, a Petrobras Bolívia informou também que deixa de fabricar e vender os lubrificantes Lubrax no país vizinho.

"A partir da entrega das refinarias, a companhia está impossibilitada de garantir a qualidade dos produtos aos consumidores finais na Bolívia", justificou a subsidiária boliviana da estatal. A marca Petrobras começou a estampar postos bolivianos em 2001 e estava presente em 26 pontos de venda espalhados pelo país. No mercado de lubrificantes, a marca Lubrax detinha 27% das vendas, afirma o texto.

O segmento de distribuição foi reestatizado em julho do ano passado, cumprindo as determinações do decreto de nacionalização Heróis do Chaco, de 1º de maio de 2006. Já as refinarias foram transferidas à YPFB no final do mês passado, após intensas negociações a respeito do preço dos ativos. A Petrobrás recebeu uma primeira parcela de US$ 56 milhões no início de junho - o restante será pago em agosto.

Na maior parte dos casos, os postos com bandeira Petrobrás eram operados em parceria com empresários privados, informou a Petrobras Bolívia. Além da estatal brasileira, outras seis empresas operavam no mercado boliviano de distribuição de combustíveis antes da nacionalização. Todas tiveram de deixar o negócio em julho de 2006. Na época, a Petrobras já admitia a possibilidade de sair da revenda, retirando sua marca da rede de postos.

O governo boliviano está confiante na retomada dos investimentos estrangeiros no setor de petróleo, suspensos após a nacionalização das reservas. Essa semana, o presidente interino da YPFB, Guillermo Aruquipa, disse que a empresa está finalizando a primeira etapa de negociações após a assinatura dos novos contratos de exploração e produção, em maio deste ano. As companhias que operam no país têm prazos entre 90 e 120 dias para apresentar novos planos de investimento em suas concessões.
, ,, ,
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23