Bolívia

Petrobras responde por 18% do PIB boliviano, estima diretor

Agência Brasil
17/02/2006 02:00
Visualizações: 24

Ao tomar posse, em janeiro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, reafirmou um compromisso de campanha que deixou alguns economistas preocupados. Morales prometeu rever a regulamentação do setor energético. A expectativa era a de que a Petrobras fosse prejudicada pelas novas medidas. Quase dois meses depois, em vez de disputa, a empresa brasileira negocia novas parcerias com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Boliviano (YPBF). Para o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, o diálogo é motivado pela presença marcante da petrolífera do Brasil no país.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, Sauer revelou que a Petrobras já investiu, juntamente com seus parceiros, cerca de US$ 1,5 bilhão na Bolívia, entre 1994 e 2005. A empresa é responsável por 20% dos investimentos diretos no país e por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) boliviano. A companhia opera 46% das reservas de gás natural. E responde, também, por 100% da gasolina produzida e por 60% do óleo diesel consumido.

A Petrobras ingressou na Bolívia no final de 1995. Hoje, é a maior empresa do país. Entre 1997 e 2000, a estatal brasileira construiu o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Ficou estabelecido um fluxo de integração da produção boliviana de gás natural, que resultou na importação de até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Na Bolívia, estão 52,5% das novas descobertas internacionais e reservas da Petrobras no exterior. Os negócios da Petrobras incluem desde a exploração, produção e comercialização de gás natural, até o sistema de transporte por dutos, unidades de processamento de gás natural, refino, unidade de lubrificantes e distribuição de derivados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.