Parceria

Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
17/11/2023 07:00
Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa Imagem: Divulgação Visualizações: 2272

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reuniu na quarta-feira (15), com representantes do SINTEF- Energy Research, instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino para formalizar nova parceria entre a empresa e o SINTEF por meio de carta de intenções para estudo aprofundado da cadeia de valor CCUS, captura de dióxido de carbono (CO2), e armazenamento geológico de CO2. Na década passada, a companhia e a organização já atuaram em conjunto.
 
“O encontro foi bastante positivo e a reaproximação entre a Petrobras e o SINTEF deve acontecer em breve, com a formação de um grupo de pesquisadores da Petrobras e ISI-Senai, que irão interagir diretamente com os pesquisadores do SINTEF para participar no desenvolvimento de projetos que já estão em andamento e propor novos projetos de interesse da companhia”, afirmou Prates.
 
O SINTEF possui centenas de pesquisadores e dezenas de projetos ativos em parceria com grandes empresas, como Equinor e Aker. Além disso, tem linhas de pesquisa e projetos voltados para eólica offshore, produção de hidrogênio azul e verde, amônia verde e captura e armazenamento de carbono (CCS).
 
“Petrobras e SINTEF compartilham a visão da necessidade mundial de promover uma transição energética justa e rápida sem comprometer a biodiversidade. O foco é o desenvolvimento, utilizando a tecnologia como ferramenta de crescimento e aumento da performance, especialmente, voltado para a transição energética justa”, concluiu o presidente.
 
Na Petrobras, o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) será o responsável por desenvolver os estudos em conjunto com o SINTEF.  “A Petrobras formalizou o interesse em fazer parte do projeto gigaCCS, liderado pela SINTEF, que tem por objetivo desenvolver e acelerar tecnologias de captura e sequestro de carbono, adicionando valor e reduzindo riscos da indústria e para a sociedade e, portanto, suportando os esforços e compromissos assumidos de redução de emissões”, explicou a gerente geral do CENPES, Jaime Turazzi.
 
 
SINTEF
 
O SINTEF é um dos maiores institutos de pesquisa da Europa, com conhecimentos multidisciplinares em tecnologia, ciências naturais e ciências sociais. SINTEF é uma fundação independente que, desde 1950, cria inovação através de trabalhos de desenvolvimento e pesquisa para empresas e o setor público no país e no exterior.
 
Missão aos países nórdicos

Além da Noruega, a missão também inclui agendas na Dinamarca e Holanda.  Nesta quinta-feira (16/11), o presidente visitou a Agência de Energia da Dinamarca para discutir ambiente regulatório, perspectivas do mercado, reestruturação do setor de energias renováveis no país.

Para encerrar a missão, na segunda-feira (20/11), o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, visita o escritório da Petrobras na Holanda e o Porto de Rotterdam para reuniões e oportunidades de negócio.

A missão técnica envolve visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras. As agendas serão acompanhadas pelos embaixadores brasileiros na Noruega, Dinamarca e Holanda

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.