Parceria

Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
17/11/2023 07:00
Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa Imagem: Divulgação Visualizações: 2489

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reuniu na quarta-feira (15), com representantes do SINTEF- Energy Research, instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino para formalizar nova parceria entre a empresa e o SINTEF por meio de carta de intenções para estudo aprofundado da cadeia de valor CCUS, captura de dióxido de carbono (CO2), e armazenamento geológico de CO2. Na década passada, a companhia e a organização já atuaram em conjunto.
 
“O encontro foi bastante positivo e a reaproximação entre a Petrobras e o SINTEF deve acontecer em breve, com a formação de um grupo de pesquisadores da Petrobras e ISI-Senai, que irão interagir diretamente com os pesquisadores do SINTEF para participar no desenvolvimento de projetos que já estão em andamento e propor novos projetos de interesse da companhia”, afirmou Prates.
 
O SINTEF possui centenas de pesquisadores e dezenas de projetos ativos em parceria com grandes empresas, como Equinor e Aker. Além disso, tem linhas de pesquisa e projetos voltados para eólica offshore, produção de hidrogênio azul e verde, amônia verde e captura e armazenamento de carbono (CCS).
 
“Petrobras e SINTEF compartilham a visão da necessidade mundial de promover uma transição energética justa e rápida sem comprometer a biodiversidade. O foco é o desenvolvimento, utilizando a tecnologia como ferramenta de crescimento e aumento da performance, especialmente, voltado para a transição energética justa”, concluiu o presidente.
 
Na Petrobras, o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) será o responsável por desenvolver os estudos em conjunto com o SINTEF.  “A Petrobras formalizou o interesse em fazer parte do projeto gigaCCS, liderado pela SINTEF, que tem por objetivo desenvolver e acelerar tecnologias de captura e sequestro de carbono, adicionando valor e reduzindo riscos da indústria e para a sociedade e, portanto, suportando os esforços e compromissos assumidos de redução de emissões”, explicou a gerente geral do CENPES, Jaime Turazzi.
 
 
SINTEF
 
O SINTEF é um dos maiores institutos de pesquisa da Europa, com conhecimentos multidisciplinares em tecnologia, ciências naturais e ciências sociais. SINTEF é uma fundação independente que, desde 1950, cria inovação através de trabalhos de desenvolvimento e pesquisa para empresas e o setor público no país e no exterior.
 
Missão aos países nórdicos

Além da Noruega, a missão também inclui agendas na Dinamarca e Holanda.  Nesta quinta-feira (16/11), o presidente visitou a Agência de Energia da Dinamarca para discutir ambiente regulatório, perspectivas do mercado, reestruturação do setor de energias renováveis no país.

Para encerrar a missão, na segunda-feira (20/11), o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, visita o escritório da Petrobras na Holanda e o Porto de Rotterdam para reuniões e oportunidades de negócio.

A missão técnica envolve visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras. As agendas serão acompanhadas pelos embaixadores brasileiros na Noruega, Dinamarca e Holanda

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23