Parceria

Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
17/11/2023 07:00
Petrobras renova parceria com SINTEF- Energy Research da Europa Imagem: Divulgação Visualizações: 2641

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reuniu na quarta-feira (15), com representantes do SINTEF- Energy Research, instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino para formalizar nova parceria entre a empresa e o SINTEF por meio de carta de intenções para estudo aprofundado da cadeia de valor CCUS, captura de dióxido de carbono (CO2), e armazenamento geológico de CO2. Na década passada, a companhia e a organização já atuaram em conjunto.
 
“O encontro foi bastante positivo e a reaproximação entre a Petrobras e o SINTEF deve acontecer em breve, com a formação de um grupo de pesquisadores da Petrobras e ISI-Senai, que irão interagir diretamente com os pesquisadores do SINTEF para participar no desenvolvimento de projetos que já estão em andamento e propor novos projetos de interesse da companhia”, afirmou Prates.
 
O SINTEF possui centenas de pesquisadores e dezenas de projetos ativos em parceria com grandes empresas, como Equinor e Aker. Além disso, tem linhas de pesquisa e projetos voltados para eólica offshore, produção de hidrogênio azul e verde, amônia verde e captura e armazenamento de carbono (CCS).
 
“Petrobras e SINTEF compartilham a visão da necessidade mundial de promover uma transição energética justa e rápida sem comprometer a biodiversidade. O foco é o desenvolvimento, utilizando a tecnologia como ferramenta de crescimento e aumento da performance, especialmente, voltado para a transição energética justa”, concluiu o presidente.
 
Na Petrobras, o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) será o responsável por desenvolver os estudos em conjunto com o SINTEF.  “A Petrobras formalizou o interesse em fazer parte do projeto gigaCCS, liderado pela SINTEF, que tem por objetivo desenvolver e acelerar tecnologias de captura e sequestro de carbono, adicionando valor e reduzindo riscos da indústria e para a sociedade e, portanto, suportando os esforços e compromissos assumidos de redução de emissões”, explicou a gerente geral do CENPES, Jaime Turazzi.
 
 
SINTEF
 
O SINTEF é um dos maiores institutos de pesquisa da Europa, com conhecimentos multidisciplinares em tecnologia, ciências naturais e ciências sociais. SINTEF é uma fundação independente que, desde 1950, cria inovação através de trabalhos de desenvolvimento e pesquisa para empresas e o setor público no país e no exterior.
 
Missão aos países nórdicos

Além da Noruega, a missão também inclui agendas na Dinamarca e Holanda.  Nesta quinta-feira (16/11), o presidente visitou a Agência de Energia da Dinamarca para discutir ambiente regulatório, perspectivas do mercado, reestruturação do setor de energias renováveis no país.

Para encerrar a missão, na segunda-feira (20/11), o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, visita o escritório da Petrobras na Holanda e o Porto de Rotterdam para reuniões e oportunidades de negócio.

A missão técnica envolve visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras. As agendas serão acompanhadas pelos embaixadores brasileiros na Noruega, Dinamarca e Holanda

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
30/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25