PD&I

Petrobras recebe pesquisadores residentes

Iniciativa busca acelerar tecnologias conectadas às demandas urgentes do setor de petróleo e gás – como transformação digital e descarbonização

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
09/06/2022 18:48
Petrobras recebe pesquisadores residentes Imagem: Divulgação Visualizações: 857

A Petrobras está recebendo pesquisadores residentes de universidades e instituições científicas (incluindo mestrandos e doutorandos) para desenvolver projetos tecnológicos inovadores conectados às demandas mais urgentes do setor de petróleo e gás – como transformação digital, descarbonização, aumento de eficiência em águas profundas, entre outras. Batizada de “Residentes”, a iniciativa é um dos oito módulos que integram o programa Petrobras Conexões para Inovação, que nasceu do interesse da companhia de estreitar o relacionamento com o ecossistema de inovação – formado por universidades, instituições de pesquisa, startups, entre outros agentes. O objetivo é acelerar as entregas tecnológicas e diminuir o tempo de absorção dessas inovações.   
 
A seleção dos projetos de pesquisa atende a critérios técnicos, associados às demandas tecnológicas do setor. O Módulo Residentes é composto por duas frentes: a parceria com o Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da qual serão selecionados bolsistas desse programa para integrar as equipes de residentes – e a parceria concretizada por Termos de Cooperação Tecnológica (TC) com as universidades, por meio da qual serão selecionados os membros das equipes da pesquisa.
 
A frente PRH-ANP busca otimizar soluções de última geração para atender aos principais desafios da indústria, bem como desenvolver produção científica com potencial de aplicação imediata no setor, contribuindo para a transferência mútua de conhecimento e a qualificação de profissionais para o mercado de óleo e gás. Os pesquisadores terão acesso às instalações do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes), incluindo a  infraestrutura de laboratórios e equipamentos.
 
Os projetos científicos abordam desde o desenvolvimento de algoritmos de rochas digitais, passando pelo estudo de modelos geológicos de bacias brasileiras, novos materiais asfálticos, garantia de elevação e escoamento offshore, entre outros. “Cada pesquisador será orientado por um tutor da Petrobras, que acompanhará o dia a dia das atividades. Nosso propósito é antecipar as entregas de valor e oxigenar o ambiente de trabalho, além de contribuir para capacitar esses alunos para o setor e impulsionar todo o ecossistema de inovação”, afirmou a gerente executiva do Cenpes, Maíza Goulart. A duração das pesquisas vai acompanhar o ciclo do mestrado ou do doutorado do pesquisador.

Soluções reais para problemas reais
 
“A Petrobras já conta com mais de 9 mil pesquisadores engajados no programa Petrobras Conexões para Inovação. Com a nova modalidade dos pesquisadores residentes, iremos ampliar ainda mais a sinergia com as universidades, trazendo novas soluções para o setor de petróleo e gás.  Dessa forma, os pesquisadores vão se dedicar a problemas reais do mercado, com potencial de gerar um salto em produtividade e eficiência. A chance de transformar o futuro da indústria depende da habilidade em selecionar hoje os projetos tecnológicos e a produção científica que farão a diferença”, afirmou o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Juliano Dantas.
 
“Com essa iniciativa, vamos elevar a integração da Petrobras com universidades e instituições científicas a um novo patamar. Vamos fortalecer a pesquisa acadêmica diretamente associada às necessidades da indústria e acelerar a inovação, trazendo os residentes para atuar em nosso Centro de Pesquisas (Cenpes) junto com nossos empregados. Para além da indústria e da academia, os benefícios serão estendidos a toda sociedade. Porque uma empresa inovadora e mais eficiente gera mais tributos, impostos e empregos para a população”, disse o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho.
 
Programa Petrobras Conexões para Inovação
Desde o seu lançamento, o Programa Petrobras Conexões para Inovação está em constante evolução. Atualmente, abrange os módulos “Parcerias Tecnológicas”, “Transferência de Tecnologias”, “Aquisição de Soluções”, “Ignição”, “Encomendas Tecnológicas”, “Startups”, “Open Labs” e “Residentes”, que acaba de se juntar às iniciativas de inovação da empresa. Todos os módulos têm o objetivo de estabelecer modelos de conexão entre a Petrobras e os diversos atores do ecossistema, desde empresas, instituições científicas, universidades até startups, que acelerem os resultados em cada contexto de inovação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20