O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, concedeu à Petrobras licença de instalação do navio-plataforma FPSO Cidade de Santos, que vai produzir petróleo e gás dos campos de Uruguá e Tambaú, e do
Agência PetrobrasO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, concedeu à Petrobras licença de instalação do navio-plataforma FPSO Cidade de Santos, que vai produzir petróleo e gás dos campos de Uruguá e Tambaú, e do gasoduto que ligará a unidade de produção à Plataforma de Mexilhão (PMXL-1), na Bacia de Santos.
O projeto Uruguá-Tambáu está localizado no Polo Uruguá (antigo bloco BS-500), localizado na Bacia de Santos, a cerca de 165 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O FPSO Cidade de Santos, que está sendo convertido na China, deverá partir para o Brasil em novembro. Sua capacidade total de produção é de 10 milhões de m3/dia de gás e 35 mil barris/dia de óleo e condensado.
O gás natural será escoado por um gasoduto de 174 quilômetros até a plataforma de Mexilhão e, de lá, para a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP). O petróleo será armazenado nos tanques da plataforma e transportado por navios-tanque (navios aliviadores).
O projeto de Uruguá-Tambaú deverá iniciar operação no primeiro trimestre do próximo ano. A partir de 2012, serão interligados ao FPSO Cidade de Santos os poços dos campos de Pirapitanga e Carapiá, também localizados no Pólo Uruguá.
Fale Conosco
21