Gás Natural

Petrobras realiza com sucesso leilão com foco no desenvolvimento do mercado secundário

A Petrobras realizou na última terça-feira (22) leilão eletrônico para venda de gás natural, com prazo de fornecimento de outubro de 2009 a março de 2010. O certame inaugurou nova modalidade contratual de comercialização junto às distribuidoras e marcou o início do desenvolvimento do merca

Agência Petrobras
24/09/2009 12:14
Visualizações: 179

A Petrobras realizou na última terça-feira (22) leilão eletrônico para venda de gás natural, com prazo de fornecimento de outubro de 2009 a março de 2010. O certame inaugurou nova modalidade contratual de comercialização junto às distribuidoras e marcou o início do desenvolvimento do mercado secundário de gás natural no país. Neste leilão, além do prazo de fornecimento de seis meses, novas regras incentivam o aumento do consumo a partir da redução progressiva do preço.

 

O grande destaque neste leilão foi o fato de 17 distribuidoras terem adquirido quantidades de gás natural que as habilitam a retirar, ao longo dos seis meses, volumes adicionais aos arrematados com preços inferiores aos praticados no leilão. Ou seja, quanto maior for o consumo pelas distribuidoras, menor o valor pago pela molécula. Neste leilão, foram comercializados 3,75 milhões de m³/dia, com deságio médio de 36% sobre os valores vigentes nos contratos de longo prazo.

 

As novas regras do leilão permitem às distribuidoras ofertar aos seus consumidores finais preços ainda mais competitivos e com prazo maior de suprimento. Essa nova modalidade de leilão é uma iniciativa da Petrobras para promover o desenvolvimento no Brasil do mercado secundário de gás natural, ofertando às distribuidoras os volumes disponíveis para as termelétricas que não serão demandados até março de 2010, e parte do contratado com as companhias estaduais no longo prazo, mas não consumido no momento. Pelas novas regras, as companhias podem retirar até 22 milhões m³/dia acima dos volumes que vêm sendo consumidos nos contratos de longo prazo vigentes.

 

A Petrobras considera vitorioso o resultado deste leilão e deverá ofertar sistematicamente novos volumes de gás natural com essas novas regras. Os volumes futuros a serem comercializados nos próximos leilões a título de gás para o mercado secundário serão definidos a partir da previsão de demanda do mercado termelétrico.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19