Ampliação

Petrobras quer participar do mercado interno de produção de etanol

A Petrobras vai entrar no mercado nacional de produção de etanol. A meta é conquistar 20% do mercado nos próximos anos, disse ontem (4) o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardeck, em entrevista à imprensa na sede da empresa.

Agência Brasil
05/03/2009 09:30
Visualizações: 589

A Petrobras vai entrar no mercado nacional de produção de etanol. A meta é conquistar 20% do mercado nos próximos anos, disse hoje (4) o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardeck, em entrevista à imprensa na sede da empresa. Ele também anunciou que a subsidiária da Petrobras foi contemplada no Plano de Negócios 2009-2013 da empresa, com investimentos de US$ 2,4 bilhões.

 

“A nossa intenção é aproveitar o crescimento do mercado interno de etanol e captar pelo menos 20% desta expansão. Isto se dará via associação para a construção de novas usinas, sem entrar em conflito com o mercado já estabelecido. Nosso objetivo não é estatizar o setor de etanol”, afirmou Kardec.

 

O presidente da Petrobras Biocombustível disse que a disposição da empresa é brigar com o mercado de etanol já existente, até porque, segundo ele, a perspectiva é de que a demanda por álcool venha a crescer ainda mais, o que permitiria à estatal comercializar parte da produção no mercado interno – sem voltar as costas para a exportação do produto, principalmente para o mercado asiático.

 

A expectativa da empresa é chegar a 2013 exportando 1,9 bilhão de litros e comercializando outros 1,8 bilhão de litros no mercado interno. Kardec disse ainda que a meta é fechar parcerias com empresas privadas, em que a participação da estatal seja preponderante e não majoritária.

 

“Nossa intenção é de que a nossa participação não seja tão insignificante como a que chegamos a ter no setor petroquímico (em torno de 5%), mas que também não tenhamos participação majoritária. O ideal é que tenhamos nos empreendimentos participação entre 20% a 40%”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23