Aposta

Petrobras quer defender etanol na UE

Folha de S.Paulo
12/01/2011 11:36
Visualizações: 111
Além de garantir o ritmo de investimentos no pré-sal, a Petrobras quer entrar na petroleira portuguesa Galp para defender o interesse do etanol brasileiro nas discussões sobre a política de biocombustíveis que será adotada pela União Europeia.
 
 
Para ter assento privilegiado, a Petrobras terá de entrar em dois negócios que não são estratégicos nesse momento -rede de postos de gasolina e refino de petróleo.
 
 
A União Europeia decidiu reduzir em 20% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2020, uma meta ambiental considerada bastante ousada.
 
 
Nos próximos anos, a prioridade dos europeus é definir quais biocombustíveis deverão incentivar o consumo para atingir essa meta.
 
 
Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro compete na Europa com outros biocombustíveis locais, como o de trigo e o de beterraba, produzidos por países do Leste Europeu.
 
 
EMISSÕES
O etanol brasileiro, no entanto, é visto como um dos combustíveis de origem vegetal mais capazes de reduzir a emissão de poluentes.
 
 
Segundo a agência ambiental americana, o álcool brasileiro de cana emite 61% menos gases do que a gasolina, enquanto o etanol de milho produzido nos EUA emite apenas 30% menos.
 
 
Na avaliação da emissão real de gases-estufa, os técnicos consideram o volume de gases que a produção e o transporte do biocombustível ocasionaram.
 
 
Ela leva em conta fatores como eficiência na produção de energia, impacto ambiental causado pela produção, além do desmatamento provocado pela agricultura, entre outros fatores.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19