Aposta

Petrobras quer defender etanol na UE

Folha de S.Paulo
12/01/2011 09:36
Visualizações: 285
Além de garantir o ritmo de investimentos no pré-sal, a Petrobras quer entrar na petroleira portuguesa Galp para defender o interesse do etanol brasileiro nas discussões sobre a política de biocombustíveis que será adotada pela União Europeia.
 
 
Para ter assento privilegiado, a Petrobras terá de entrar em dois negócios que não são estratégicos nesse momento -rede de postos de gasolina e refino de petróleo.
 
 
A União Europeia decidiu reduzir em 20% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2020, uma meta ambiental considerada bastante ousada.
 
 
Nos próximos anos, a prioridade dos europeus é definir quais biocombustíveis deverão incentivar o consumo para atingir essa meta.
 
 
Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro compete na Europa com outros biocombustíveis locais, como o de trigo e o de beterraba, produzidos por países do Leste Europeu.
 
 
EMISSÕES
O etanol brasileiro, no entanto, é visto como um dos combustíveis de origem vegetal mais capazes de reduzir a emissão de poluentes.
 
 
Segundo a agência ambiental americana, o álcool brasileiro de cana emite 61% menos gases do que a gasolina, enquanto o etanol de milho produzido nos EUA emite apenas 30% menos.
 
 
Na avaliação da emissão real de gases-estufa, os técnicos consideram o volume de gases que a produção e o transporte do biocombustível ocasionaram.
 
 
Ela leva em conta fatores como eficiência na produção de energia, impacto ambiental causado pela produção, além do desmatamento provocado pela agricultura, entre outros fatores.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.