Pré-sal

Petrobras prevê concluir negociações com sócios chineses em Búzios em 2021, diz CEO

Reuters, 28/01/2021
28/01/2021 19:10
Visualizações: 1128

A Petrobras prevê concluir neste ano negociações com sócios chineses para o desenvolvimento dos volumes excedentes do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, e poderia comprar a parte dos parceiros se "por ventura" eles quiserem vender, afirmou nesta quinta-feira o presidente Roberto Castello Branco.

O bloco com volumes excedentes de óleo e gás do campo de Búzios, na região conhecida como cessão onerosa, foi arrematado pela Petrobras, com 90% de participação, em parceria com as chinesas CNODC e CNOOC (5% cada) em 2019.

InstitucionalAmbas as empresas precisam decidir valores a serem ressarcidos à Petrobras por investimentos já realizados no ativo, além de chegar a um entendimento sobre como será explorada a área que contém reservas divididas com o campo já operacional de Búzios.

"É um ativo extremamente importante para a Petrobras e para o Brasil. É uma joia que a Petrobras tem. Custos e riscos baixos, enfim, todas as características e que classifico como um ativo de classe mundial", afirmou o executivo, ao participar de um evento online do Credit Suisse.

Segundo ele, "está tudo preparado" para chegar a um entendimento com as chinesas neste ano. Questionado se teria interesse em aumentar a participação no ativo, Castello Branco indicou que sim.

"Acreditamos que a nossa participação de 90% está ok. Se os chineses por ventura quiserem vender os 10%... ok, tudo bem, nós compramos e continuaremos a ficar felizes com a exploração do campo de Búzios."

O executivo não entrou em detalhes sobre como estão as negociações.

Venda de ativos

Castello Branco também apresentou atualizações sobre o processo de venda de refinarias e de participações na petroquímica Braskem e na BR Distribuidora, ressaltando que a empresa está desinvestindo de ativos de menor retorno para focar na produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas.

InstitucionalNo caso das refinarias, o executivo afirmou que a empresa está em fase final de negociação para a venda de Refap, Rlam, SIX, Lubnor e Reman. Propostas pela Repar ainda estão em discussão, e a empresa vai ainda receber propostas por Regap e Rnest.

Segundo Castello Branco, em comparação ao pré-sal, as refinarias não são um negócio de alto retorno e foram operadas de forma ineficiente no passado, o que leva a ter altos custos.

"Há um alto consumo de energia, energia representa 50% dos custos operacionais de uma refinaria. Então os resultados não são bons", afirmou.

No caso da BR Distribuidora, a Petrobras avalia que as ações da maior distribuidora de combustíveis do Brasil estão abaixo do seu potencial e aguarda uma melhora das condições do mercado para se desfazer completamente do ativo.

Já a Braskem, segundo ele, "é muito mais complicado".

A ideia da Petrobras é listar a petroquímica no Novo Mercado da B3, mais alto nível de governança da bolsa paulista, e vender sua participação por meio do mercado de capitais.

No entanto, segundo Castello Branco, a empresa tem encontrado obstáculos por parte de sua sócia, a Odebrecht, e o processo "não tem andado".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23