Operação Lava-Jato

Petrobras pede desculpas a 2 mil inocentes alvos de investigações da Lava Jato

Reuters, 09/12/2019
09/12/2019 16:51
Visualizações: 1217

A Petrobras enviará cartas com pedidos de desculpas para cerca de 2 mil funcionários que foram alvos de investigações por eventual envolvimento em esquemas de corrupção, a partir da operação Lava Jato, afirmou nesta segunda-feira o presidente da petroleira estatal, Roberto Castello Branco.

Durante seu discurso em evento sobre conformidade na sede da empresa, o executivo frisou que as investigações internas a respeito desses funcionários foram inconclusivas. Para ele, inocentes foram perseguidos e privados do direito de uma defesa adequada.

“Estamos entregando cerca de 2 mil cartas pedindo desculpas às pessoas envolvidas e a seus familiares pelos danos causados. Essas pessoas foram investigadas e sequer tiveram direito de serem informadas de sua inocência ou de que o processo, as acusações, foram inconclusivas”, disse o executivo.

“Sei que isso não é suficiente e não vamos apagar da mente e da memória das pessoas, mas considero muito importante um pedido de desculpas àqueles que foram vítimas do que eu chamo de ‘jacobinismo’, de excessos.”

Maior operação de combate à corrupção da história do Brasil, com início em 2014, a Lava Jato desvendou um esquema bilionário de desvio de recursos públicos, com o envolvimento de grandes empreiteiras, políticos e partidos políticos. Muitas irregularidades foram apontadas em contratos com a Petrobras.

Castello Branco defendeu ainda que a baixa contábil de 6,2 bilhões de reais relacionada com valores desviados no esquema de fixação de preços, suborno e propina, reconhecida no balanço financeiro da empresa do terceiro trimestre de 2014, “não corresponde com a realidade”.

“O Comperj é um verdadeiro cemitério da corrupção... Fizemos a refinaria mais cara do mundo, Abreu e Lima, que custou 20 bilhões de dólares, um valor que jamais será recuperado”, disse o presidente da petroleira.

A empresa reduziu ainda, no quarto trimestre de 2014, o valor de seus ativos em 44,3 bilhões de reais, após ter reavaliado uma série de projetos, principalmente a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Comperj, no Rio de Janeiro.

Outras baixas contábeis relacionadas a ativos envolvidos na Lava Jato também foram realizadas posteriormente.

Também presente no evento, o diretor de Governança e Conformidade, Marcelo Zenkner, disse que a empresa não quer esquecer o que aconteceu no passado, mas quer tirar lições e continuar caminhando.

“Fizemos 53 mil visitas técnicas e treinamos 45 mil pessoas”, afirmou Zenkner, explicando que há atualmente 194 agentes de integridade, “levando a palavra da ética, moralidade e integridade para disseminar essa cultura na empresa”.

“O desafio para 2020 é fazer que os controles internos funcionem como óleo nas engrenagens da Petrobras”, pontuou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23