BNAmericas
A Petrobras pretende participar na licitação que inclui 10 blocos de exploração e produção de gás natural na costa colombiana, informou o gerente executivo da Petrobras para América, Ásia e Europa, João Carlos Araújo Figueira, à BNamericas.
Em dezembro, a agência reguladora colombiana de hidrocarbonetos (ANH) efetuará o processo licitatório denominado Ronda Caribe.
"A Petrobras vai participar no processo licitatório e buscará adquirir todo o espectro de informação disponível para a avaliação e suporte à tomada de decisão corporativa sobre os blocos da Ronda Caribe", afirmou.
A área licitada é única porque tem potencial e baixa maturidade exploratória em águas profundas a mais de 400 metros, indicou, agregando que os dado indiretos geológicos e geofísicos disponíveis são motivadores.
"Mas a bacia do Caribe apresenta suas particularidades que requerem investigações com a adição de novos dados geofísicos", detalhou.
Em teoria a pouca maturidade exploratória significa que os hidrocarbonetos fluirão de maneira natural, sem necessidade de recorrer aos custosos métodos de recuperação secundiária. Além do mais, a Petrobras conhece a área." A Petrobras já tem investimentos na área, no contrato de exploração e produção de Teyrona", acrescentou.
A Ronda Caribe será uma das maiores tentativas da ANH por conseguir a participação de firmas privadas na exploração e produção de gás natural desde que a entidade foi criada em 2003.
Fale Conosco
22