E&P

Petrobras participa de blocos de exploração em Angola

Petrobras aumenta o portfólio em Angola com a aquisição de participação em três blocos exploratórias. Em dois deles a companhia será operadora. Em total a Petrobras participa em cinco blocos exploratórios angolanos.

Redação
17/05/2006 03:00
Visualizações: 454

A Petrobras assegura participação em três blocos exploratórias em Angola por meio da licitação promovida pela estatal angolana Sonangol. Os blocos são os de números 6, 26 e 15, sendo operadora dos blocos 6 e 26.

No bloco 6, em águas rasas, o programa de trabalho de quatro anos a ser cumprido pela Petrobras visa viabilizar economicamente uma jazida petrolífera descoberta há cerca de duas décadas. Com tecnologias desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrotras (Cenpes), a empresa pretende investigar novos prospectos exploratórios para perfuração e ampliação das reservas.

O bloco 26 está localizado na Bacia de Benguela, ao sul de Angola, em águas profundas. É uma área de fronteira exploratória que será alvo de perfurações nos próximos anos em função da integração de dados geológicos e geofísicos e analogias, com modelos petrolíferos da costa oeste africana e da costa leste brasileira.

O bloco 15 constitui-se de uma área ainda não investigada em águas profundas angolanas. A área situa-se no perímetro que compreende campos de petróleo com reservas da ordem de 3,5 bilhões de barris e produção da ordem de 600 mil barris/dia. Tem, portanto, grande potencial para novas descobertas, tendo despertado grande  interesse e forte competição entre as empresas petrolíferas, informa a estatal brasileira.

Presente em Angola desde 1979, a Petrobras atualmente tem participação no bloco 2, com produção própria atual de 6,5 mil barris/dia, e em  atividades exploratórias no bloco 34, localizado em águas profundas.

Segundo avalia a empresa, com a inclusão destes 3 novos blocos exploratórios à sua carteira, a Petrobras consolida uma posição de forte aderência ao seu Plano Estratégico e inaugura uma nova fase em Angola, onde atuará como operadora.

Seu conjunto de ativos da Petrobras em Angola compreende, agora cinco blocos. Além do bloco 2 já em produção, onde a Petrobras tem participação de 27,5%, a companhia atua nos recém-adquiridos 6 e 26 como operadora, com participações de 40% e 80% respectivamente. Nos blocos 34 e 15, ainda em fase exploratória, a companhia detém 30% e 5% de participação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.