Petroquímica

Petrobras negocia Pólo do Sul

A exemplo da Região Sudeste, a Petrobras pretende consolidar os ativos da indústria petroquímica na Região Sul em apenas uma empresa. Os entendimentos com a Braskem, que seria a outra empresa desse pólo do Sul, estão sendo iniciados, e deverão ser levar até três meses, informou ontem o dire

Jornal do Commercio
22/08/2007 03:00
Visualizações: 839 (0) (0) (0) (0)
A exemplo da Região Sudeste, a Petrobras pretende consolidar os ativos da indústria petroquímica na Região Sul em apenas uma empresa. Os entendimentos com a Braskem, que seria a outra empresa desse pólo do Sul, estão sendo iniciados, e deverão ser levar até três meses, informou ontem o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

"A Petrobras comprou com a Braskem os ativos petroquímicos da Ipiranga. Lá no Sul, está se trabalhando para se consolidar o pólo. Era o objetivo desde o início, como está sendo feito agora, no Sudeste. Mas valores e prazos não estão definidos. Vamos ter um programa de trabalho junto com a Braskem nesse sentido, como já iniciamos com a Unipar no Sudeste. Isso é coisa para 60 a 90 dias", afirmou Costa, após participar da cerimônia de batismo da plataforma P-54.

Na última sexta-feira, o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Braskem, Carlos Fadigas, sugeriu que os ativos petroquímicos da Ipiranga fossem consolidadas na própria Braskem. Com isso, a Petrobras passaria dos atuais 6,8% para uma participação entre 20% e 25% da petroquímica, que ficaria responsável pela gestão dos pólos do Sul e do Nordeste. Segundo o acordo de compra da Ipiranga, Petrobras e Braskem dividirão a Ipiranga Petroquímica e a participação do grupo da central de matérias-primas Copesul.

Já a refinaria que era da Ipiranga poderá até mesmo ser ampliada. Tudo vai depender do que o grupo de trabalho criado para definir os rumos do ativo vai concluir. Costa disse que o trabalho deverá ser entregue nas próximas semanas. Outras possibilidades é que se produza biodiesel no local. Atualmente, a produção da unidade é exclusivamente de nafta, que abastece a Copesul.

"A refinaria está fora do processo de integração. Hoje, ela produz nafta, mas pode vir a produzir diesel e gasolina, entre outros. O grupo de trabalho vai definir, e a partir daí, decidiremos o que será feito. O que é irrevogável é que a refinaria vai continuar operando", observou.

Paulo Roberto Costa disse ainda que aguarda da PDVSA resposta a respeito das empresas que serão criadas no Brasil e na Venezuela, para oficializar a sociedade entre as duas empresas na Refinaria do Nordeste, em Pernambuco, e no Campo de Carabobo, no país governado por Hugo Chávez. A proposta enviada pela estatal brasileira prevê que, no Brasil, a Petrobras teria 60%, e a PDVSA, 40%. Na Venezuela, a participação das empresas seria inversa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23