Petroquímica

Petrobras não considera estudos já existentes para determinar local da UPB

O diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, disse que levantamento realizado em 1987 foi feito para um projeto com características diferentes. Companhia também estuda região de Travessão, perto do município de Campos, no norte fluminense. Decisão deverá ser tomada neste trim


10/01/2006 00:00
Visualizações: 1084

A Petrobras deverá concluir no primeiro trimestre deste ano a avaliação técnica que, entre outros itens, decidirá e escolha da localização do projeto da Unidade Petroquímica Básica (UPB) no estado do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (9/1), o diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, afirmou que não está sendo considerado nesse trabalho o levantamento encomendado pela Petrobras em 1987 para a instalação de um pólo petroquímico no estado, que acabou não acontecendo. 

O resultado desse levantamento tem sido um dos principais argumentos do governo do Estado para defender a instalação do empreendimento na área de Guriri, no município de Campos, no norte fluminense. Na época, o estudo concluiu que o local mais adequado para aquela planta era a área de Itaguaí. Hoje, a Petrobras volta a estudar as duas regiões para a localização da UPB, mas identifica diferenças entre os dois projetos. “O projeto de 20 anos atrás não tem nada a ver com o projeto atual. Tecnicamente o projeto era de um pólo gás químico e não tem nenhuma correlação”, disse Paulo Roberto Costa.

Além dos dois locais, o executivo afirmou que também está sendo cogitada a instalação da UPB na área de Travessão, também perto do município de Campos. Costa explicou que a avaliação técnica que está sendo conduzida pela Petrobras leva em consideração os aspectos técnico e econômico, ambiental e social.

“Tem um grupo de pessoas que acha o norte fluminense melhor, outros acham Itaguaí melhor. A Petrobras vai continuar fazendo suas análises técnicas mas não nos parece adquado tomar essa decisão nesse momento de calor político por trás disso. Na minha visão, o mais importante é que essa unidade seja feita no Rio de Janeiro. Se vai ficar no ponto A ou B, é uma questão secundária. Os políticos do Rio de Janeiro deveriam se unir para receber esse projeto de braços abertos para ser viável no espaço de tempo mais curto.”

DEMANDA – O diretor de Abastecimento da Petrobras informou durante a entrevista que o crescimento demanda geral nacional em 2005 deverá ficar um pouco abaixo da expansão de 2,6% esperada pela companhia. Paulo Roberto Costa disse os números consolidados do ano passado serão fechados no próximo dia 15, mas estimou que o crescimento ficará em torno de 2%. O consumo menor de diesel e gasolina são os principais fatores que levaram a esse resultado, enquanto os demais produtos, como GLP e nafta têm se mantido estáveis. “O PIB ficou abaixo da previsão inicial, mas teve outro fator que foi a queda de safra da região sul”, justificou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25