FPSO

Petrobras levará navio-plataforma pioneiro ao Golfo do México

A Petrobras será a primeira companhia a operar uma plataforma do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, estocagem e escoamento) no Golfo do México dos Estados Unidos, nos campos de Cascade e Chinook. O navio-plataforma pode ser separado dos poços sob amea&ccedil

Agência Petrobras
28/10/2009 07:18
Petrobras levará navio-plataforma pioneiro ao Golfo do México Visualizações: 1468

A Petrobras será a primeira companhia a operar uma plataforma do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, estocagem e escoamento) no Golfo do México dos Estados Unidos, nos campos de Cascade e Chinook. O navio-plataforma pode ser separado dos poços sob ameaça de mau tempo, navegar rumo a áreas seguras e retornar assim que a situação estiver normalizada.  O batismo da embarcação foi realizado nesta segunda-feira (26/10), em Cingapura, no estaleiro da Keppel Tuas Shipyard. A cerimônia contou com a presença do diretor da Área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada; do gerente executivo para Américas, África e Eurásia, Fernando Cunha, e do gerente geral da Petrobras America, Orlando Azevedo.

O FPSO deverá sair de Cingapura em dezembro de 2009, com chegada ao Golfo do México prevista para o início de 2010. O uso deste tipo de embarcação, com um sistema de ancoragem desconectável, se traduz em segurança para o pessoal de bordo, preservação dos equipamentos e redução na descontinuidade das operações.

Tecnologia brasileira

Construído a partir do casco de outro navio, o FPSO possui 241 metros de comprimento, 42 metros de largura e 20,4 metros de altura. A embarcação tem capacidade de processar cerca de 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia e pode estocar aproximadamente 500 mil barris de petróleo.

A conversão do navio em FPSO teve início no Cosco Shipyard, localizado em Nantong, na China, em março de 2008. Em julho do mesmo ano, o navio foi para o Keppel Shipyard, em Cingapura, com término da conversão previsto para dezembro.

Com o desenvolvimento dos Campos de Cascade e Chinook, a Petrobras modificará a maneira de operar nas águas do Golfo do México, onde estão sendo aplicadas tecnologias bem-sucedidas no Brasil. Além do FPSO, o transporte de petróleo por navios aliviadores e o uso de bombas submersas e risers (linhas submarinas de escoamento) autossustentáveis fazem parte das inovações que a Companhia está levando para a região.

Na primeira fase do projeto, cujo objetivo é analisar o desempenho dos reservatórios, serão interligados à embarcação dois poços do campo de Cascade e um poço do campo de Chinook. Na segunda fase, poderão ser acrescentados mais sete poços do campo de Cascade e outros sete do campo de Chinook. O início de produção dos dois campos está previsto para meados de 2010.

A Petrobras é a operadora nos campos de Cascade e Chinook, com participações de 50% e 66,7%, respectivamente. A Devon Energy Corporation é parceira em Cascade, e a Total E&P USA, subsidiária da Total, detém 33,33% de Chinook.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras investirá mais de R$ 2,8 bilhões para ampliar ...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25