Combustíveis

Petrobras lança novo diesel náutico

O diesel Verana reduz em 83% a fumaça emitida pelo motor, tem 200 ppm de enxofre em sua composição contra 10.000 ppm de enxofre do diesel náutico normal e maior cetanagem. O produto já está disponível no Rio e em São Paulo.


04/04/2007 03:00
Visualizações: 492

A Petrobras lançou nesta terça-feira (03/04) um novo produto do mercado: o diesel náutico Verana. O produto foi especialmente elaborado para atender mercado de lazer náutico.

O produto foi criado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) a pedido da BR Distribuidora. Segundo o diretor da rede de postos BR, Reinaldo Belotti, a BR viu o potencial desse mercado de embarcações de lazer e solicitou o produto.

Os testes de desempenho e meio ambiente duraram cerca de dois anos e a Petrobras investiu R$ 3 milhões na elaboração do produto.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, explica que a qualidade técnica do diesel Verana é muito superior ao diesel náutico comum em vários aspectos, especialmente na emissão de poluentes, uma vez que o Verana tem 200ppm (partes por milhão) de enxofre em sua composição, enquanto o diesel náutico normal tem 10.000 ppm de enxofre.

Além disso, informa o diretor, o novo produto tem maior poder calorífico e permitiu uma redução muito significativa da fumaça emitida pelo motor: 83%. O Verana tem 50 cetanas (como as octanas da gasolina) enquanto o diesel náutico comum tem 41 cetanas.

O Verana será produzido na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos, e será disponibilizado inicialmente para seis postos náuticos, três no Rio e três em São Paulo, onde se concentra o mercado de embarcações de lazer. A capacidade inicial de produção da Petrobras é de 1 milhão de litros por mês.

Até o final de 2007, o diretor da companhia pretende ampliar a disponibilidade para mais seis postos nesses mesmos estados e posteriormente haverá o acompanhamento do mercado para avaliar a possibilidade de aumento da oferta.

O diesel Verana já está sendo vendido em dois postos da BR em Angra dos Reis e um em Parati, no Rio de Janeiro, e em postos paulistas no Guarujá, Ubatuba e Ilhabela.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13