Bolívia

Petrobras inicia normalização da produção de gás

Com a retomada da produção, as exportações de gás natural e o abastecimento do mercado boliviano com derivados de petróleo serão normalizados nos próximos dias. A redução na produção ocorreu devido à ruptura de duto, ocorrida em razão de fortes chuvas na região.

Redação
18/04/2006 03:00
Visualizações: 60

A Petrobras, com a colaboração das empresas Transredes e Compañia Logistica de Hidrocarburos Boliviana (CLHB) retomou, nesta segunda-feira (17/04) à tarde, o envio de condensado (líquido extraído junto ao gás natural) do campo de San Antonio, localizado em Tarija, na Bolívia, iniciando a normalização do processo de produção de gás natural boliviano.

A produção de gás natural na Bolívia foi reduzida há 15 dias devido à ruptura do oleoduto da Petrobras que transporta condensado desde o campo Sábalo até o duto da Transredes. Os estragos ocorridos no oleoduto, no dia 2 de abril, foram conseqüência de fortes chuvas que caíram na região do Chaco, na Bolívia.

Segundo informa a petroleira brasileira, com a retomada da produção, as exportações de gás natural e o abastecimento do mercado boliviano com derivados de petróleo serão normalizados nos próximos dias.

A Petrobras destaca, ainda, que apesar das chuvas contínuas, as providências adotada impediram que a redução da produção de gás afetasse os consumidores brasileiros. "Os cortes ocorridos no Brasil foram limitados às refinarias da própria Petrobras e às usinas termelétricas, sem qualquer prejuízo da produção de derivados ou de energia elétrica", se lê no comunicado enviado à imprensa.

Para possibilitar o reestabelecimento do fluxo no menor tempo possível, foi reparado um trecho do duto original de 8 polegadas e se construiu, em caráter provisório, um desvio de 5 km, com tubos de 4 polegadas. Todo trabalho foi executado com segurança, sem registro de acidentes, apesar das condições climáticas adversas e das dificuldades de acesso à área do oleduto afetado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19