Infraestrutura

Petrobras inicia a instalação do Gasoduto Sul-Norte Capixaba

O projeto ampliará a infraestrutura de escoamento de gás natural, garantindo as condições para incremento da produção de óleo e gás na região do Parque das Baleias, no litoral sul do estado do Espírito Santo. Através do gasoduto, o gás proveniente das novas unidades que produzirão nos c

Agência Petrobras
01/12/2011 09:32
Petrobras inicia a instalação do Gasoduto Sul-Norte Capixaba Visualizações: 1843
A Petrobras iniciou a instalação do Gasoduto Sul-Norte Capixaba, projeto que ampliará a infraestrutura de escoamento de gás natural, garantindo as condições para incremento da produção de óleo e gás na região do Parque das Baleias, no litoral sul do estado do Espírito Santo.

A Licença de Instalação (LI) foi obtida junto ao Ibama no dia 11 de novembro, e a conclusão da obra está prevista para maio de 2012.
 
Através do gasoduto, o gás proveniente das novas unidades que produzirão nos campos do pré-sal e pós-sal, localizados no litoral sul do Espírito Santo (FPSO Cidade de Anchieta e P-58), será transportado até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares.

O projeto tem extensão de cerca de 200 quilômetros, sendo um trecho de 50 quilômetros com diâmetros de 12 polegadas e outro de 150 quilômetros com 18 polegadas, ambos instalados no mar. Entre os dois trechos, a 27 quilômetros da costa, haverá uma pequena plataforma desabitada chamada Módulo de Operações de PIG (MOP-1). O final do segundo trecho será conectado ao gasoduto de Camarupim, já existente no norte do estado, e que está interligado à UTGC.

Estão sendo investidos cerca de US$ 700 milhões, e as unidades de produção interligadas ao gasoduto têm potencial para disponibilizar seis milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.