Petróleo

Petrobras inaugura UTE e ANP acha mais petróleo

Monitor Mercantil
13/05/2010 10:44
Visualizações: 389

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ressaltou a importância do sistema integrado de energia do país e lembrou do apagão no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante a cerimônia de inauguração da usina termelétrica (UTE) Arembepe Energia, no pólo industrial de Camaçari (BA).

 

Gabrielli destacou que o perfil do setor energético brasileiro atual é bastante diferente do existente no início da década. "Quando ocorreram os problemas do apagão (em 2001), não tínhamos o grau de integração e número de linhas de transmissão que temos hoje. Havia, portanto, uma situação bastante diferente. O governo do presidente Lula implantou uma integração energética muito maior do que tínhamos", destacou o executivo.

 

Esse processo de integração, continuou o executivo, dependia da criação de diferentes fontes para a geração de energia. Nesse contexto, o governo estimulou projetos de termelétricas, que têm como papel principal garantir o abastecimento de energia em períodos de seca. "São Pedro não é muito planejador. A chuva, às vezes, é diferente de um lugar para o outro. Por isso em algumas oportunidades temos reservatórios cheios, em condições de gerar eletricidade, e em outras, não", afirmou Gabrielli, explicando a importância de unidades como a UTE Arembepe.

 

A termelétrica utilizará óleo combustível para gerar energia e tem capacidade instalada de 150 MW. O projeto, fruto de uma sociedade entre Petrobras e Nova Cibe Energia, é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve atender principalmente a região metropolitana de Salvador, cuja demanda diária média é de 2.100 MW.

 

Gabrielli lembrou também da integração da rede de distribuição de gás natural no País, por intermédio da conclusão do projeto do Gasene. "Demos um passo a mais, que é a existência de uma rede de distribuição integrada, além de termos a rede de transmissão elétrica nacional", afirmou o executivo, citando mais um projeto concluído este ano.

 

Mais petróleo

 

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que o poço Franco, perfurado em busca das reservas para a cessão onerosa à Petrobras, tem reservas recuperáveis de petróleo de 4,5 bilhões de barris. O cálculo foi realizado utilizando padrões semelhantes aos usados pela Petrobras em Tupi, o que ampliou o volume de reservas com relação a projeções internas anteriores, que ficavam na casa dos 2 bilhões de barris por dia. A ANP falava em um fator de recuperação de cerca de 10% de todo o petróleo constante no reservatório, enquanto a Petrobras frisava que poderia extrair mais.

 

O poço foi perfurado num prospecto de 400 quilômetros quadrados a nordeste de Iara, descoberta da Petrobras na Bacia de Santos. Segundo a ANP, foi encontrada uma coluna de óleo de 272 metros de espessura.

 

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmou que "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país". A ANP informou ainda que está estudando a possibilidade de iniciar imediatamente um teste de formação no poço, com o objetivo de verificar sua produtividade.

 

O segundo poço da ANP, batizado de Libra, já começou a ser perfurado, a 32 quilômetros a nordeste de Franco, com a plataforma Ocean Clipper, atualmente sob contrato com a Petrobras. As reservas descobertas nos dois poços serão negociadas com a Petrobras dentro do processo de cessão onerosa, que faz parte da capitalização da companhia.

 

 

Fonte: Monitor Mercantil

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.