Tecnologia e Inovação

Petrobras inaugura no Espírito Santo laboratório de impressão 3D que supre necessidades de equipamentos em plataformas

Fabricação de peças reduz tempo de manutenção e gera economia

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
08/12/2022 12:29
Petrobras inaugura no Espírito Santo laboratório de impressão 3D que supre necessidades de equipamentos em plataformas Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1778 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras inaugurou em 30 de novembro o Laboratório de Impressão 3D (LAB i3D) da Unidade de Negócios de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES), ambiente onde é possível criar objetos diretamente a partir do computador, utilizando plástico como matéria-prima. O novo espaço também busca apoiar as plataformas na criação dos modelos 3D, oferecendo um catálogo digital de peças, simulações eletrônicas e os documentos necessários para gestão de mudança na aplicação dos componentes.
 
O foco do trabalho do LAB i3D é atender as plataformas com peças que sejam partes de componentes não vendidos separadamente, obsoletas ou com necessidade de melhorias, conforme demandas específicas. Podem desenvolver ainda gabaritos e ferramentas de apoio à operação e manutenção. Um exemplo da aplicação dos objetos impressos no LAB i3D foi a criação de um difusor de ar-condicionado com um novo conceito, resolvendo um problema no direcionamento de ar para os camarotes e salas das plataformas.
 
Nascido a bordo da P-58, nas conversas de corredor e nas oficinas, o projeto iniciou os trabalhos em 2019. Apoiado pela liderança, os equipamentos foram adquiridos e em pouco tempo se estabeleceu uma rotina de aplicação da impressão 3D para apoiar a manutenção. Com o compartilhamento dessa experiência, várias unidades também puderam iniciar seus testes, contribuindo para um importante capítulo na Transformação Digital da companhia. Atualmente o laboratório apoia 15 plataformas dos campos de Roncador, Jubarte, Albacora, Barracuda, Búzios, Marlim Sul, Marlim e Tupi. As refinarias da Petrobras também já estão começando a ser atendidas pelo LAB i3D.
 
Recentemente, a equipe do LAB i3D, profissionais da P-58, do Centro de Pesquisas da Petrobras e do Senai/Joinville conseguiram fabricar uma peça de metal para um compressor de ar, resolvendo um problema operacional em apenas seis dias, enquanto o tempo médio de fornecimento desse componente seria de 218 dias. "Caso ocorra a parada deste equipamento, em poucos minutos o ar comprimido é fechado, levando ao fechamento gradual dos poços até a parada da produção da plataforma", explica Marcos Fabio Pereira, supervisor de manutenção na P-58.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.