Curitiba

Petrobras inaugura laboratório para análise de emissões veiculares

A Petrobras e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) inauguraram nesta segunda-feira (7/12), em Curitiba (PR), o Laboratório de Ensaios em Emissões de Ciclomotores. O laboratório possui um banco de provas completo para analisar mais de 20 poluentes emitidos por veículos ciclomot

Agência Petrobras
08/12/2009 11:29
Visualizações: 183

A Petrobras e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) inauguraram nesta segunda-feira (7/12), em Curitiba (PR), o Laboratório de Ensaios em Emissões de Ciclomotores. O laboratório possui um banco de provas completo para analisar mais de 20 poluentes emitidos por veículos ciclomotores e seus estudos serão voltados principalmente para o desenvolvimento de combustíveis e para a redução do impacto ambiental causado pelas emissões de motocicletas.

 

O grande diferencial deste laboratório é o fato de ser o único no país capaz de atuar de forma totalmente independente, com perfil para atender tanto às legislações atuais quanto às futuras e o mercado global. Existem apenas outros quatro do gênero no Brasil - três em Manaus e um em Campinas (SP), sendo estes ligados aos fabricantes de motocicletas ou indústrias de autopeças.

 

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ressaltou o compromisso socioambiental da Companhia, destacando as parcerias com instituições de ensino. “Não há solução milagrosa para resolver a questão da poluição atmosférica. Mas a parceria com universidades e institutos de pesquisa é fundamental para enfrentarmos os desafios tecnológicos e desenvolvermos tecnologias de ponta que reduzam os danos ao meio ambiente”, afirmou.

 

A construção do Laboratório de Ensaios em Emissões de Ciclomotores faz parte da estratégia da empresa de investir em universidades e institutos de pesquisa em todo o país. Já são mais de 80 instituições no Brasil que, articuladas em redes temáticas, desenvolvem pesquisas em áreas de interesse da Petrobras. Segundo o diretor Paulo Roberto Costa, a Petrobras tem investido anualmente quase R$ 500 milhões no desenvolvimento destas redes. 

 

O Lactec é um dos institutos de pesquisa ligados à Rede Temática Desenvolvimento Veicular da Petrobras. Ele foi inaugurado há dez anos e também possui capacidade para realizar pesquisas com veículos leves a gasolina e a diesel. O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) tem feito diversos trabalhos de pesquisa em parceria com o Lactec, incluindo ensaios de emissões de gasolina, diesel e estudo sobre emissões não-legisladas de veículos a diesel com misturas de biodiesel.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13