Pesquisa e Tecnologia

Petrobras inaugura laboratório didático para análise de rochas

O espaço conta com vinte estações de trabalho dotadas de computadores que permitem a utilização de programas e aplicativos desenvolvidos para registrar, medir, modelar e simular as características das rochas. Esse tipo de análise é essencial para os processos de exploração e produção na

Agência Petrobras
20/03/2012 12:21
Visualizações: 204
O Multilab - Laboratório Didático Multidisciplinar da Escola de Ciências e Tecnologias de Exploração e Produção (ECTEP), da Universidade Petrobras, foi inaugurado na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro. O laboratório tem a função de treinar os empregados para a análise de rochas e microfósseis.

O espaço conta com vinte estações de trabalho dotadas de computadores que permitem a utilização de programas e aplicativos desenvolvidos para registrar, medir, modelar e simular as características das rochas. Há também equipamentos individuais de alta precisão, como microscópios e estereomicroscópios - aparelhos que possuem visão binocular, com observação tridimensional.

O novo laboratório também tem à disposição um microscópio e um estereomicroscópio com câmeras digitais, que permitem projetar imagens das lâminas delgadas das rochas analisadas. O artifício facilita as explicações e resoluções de dúvidas dos alunos.

“A Petrobras tem uma característica principal que é o investimento em formação de seus quadros. Vemos surgir uma nova geração de geólogos, que têm oportunidade de conviver e aprender com rochas que têm importância decisiva no processo pelo qual a companhia está passando, da descoberta e desenvolvimento do pré-sal”, afirmou o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra.

O Multilab conta ainda com pia e bancada para preparação das amostras, bancadas de descrição das rochas (especialmente projetadas, com plataformas deslizantes e lupas de mesa), e um quadro interativo para mais dinamismo nas aulas. Este equipamento combina a utilização de um quadro branco com recursos computadorizados, permitindo controlar os aplicativos na tela, fazer anotações com tinta digital e salvar as apresentações para apresentá-las posteriormente.

A análise de rochas é essencial para os processos de exploração e produção na indústria do petróleo. Fazem parte deste estudo as distribuições espaciais das diferentes rochas reservatório, o reconhecimento dos minerais formadores das rochas e a caracterização do espaço poroso, onde se acumulam os hidrocarbonetos, como petróleo e gás natural.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19