Pesquisa e Tecnologia

Petrobras inaugura laboratório didático para análise de rochas

O espaço conta com vinte estações de trabalho dotadas de computadores que permitem a utilização de programas e aplicativos desenvolvidos para registrar, medir, modelar e simular as características das rochas. Esse tipo de análise é essencial para os processos de exploração e produção na

Agência Petrobras
20/03/2012 09:21
Visualizações: 901
O Multilab - Laboratório Didático Multidisciplinar da Escola de Ciências e Tecnologias de Exploração e Produção (ECTEP), da Universidade Petrobras, foi inaugurado na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro. O laboratório tem a função de treinar os empregados para a análise de rochas e microfósseis.

O espaço conta com vinte estações de trabalho dotadas de computadores que permitem a utilização de programas e aplicativos desenvolvidos para registrar, medir, modelar e simular as características das rochas. Há também equipamentos individuais de alta precisão, como microscópios e estereomicroscópios - aparelhos que possuem visão binocular, com observação tridimensional.

O novo laboratório também tem à disposição um microscópio e um estereomicroscópio com câmeras digitais, que permitem projetar imagens das lâminas delgadas das rochas analisadas. O artifício facilita as explicações e resoluções de dúvidas dos alunos.

“A Petrobras tem uma característica principal que é o investimento em formação de seus quadros. Vemos surgir uma nova geração de geólogos, que têm oportunidade de conviver e aprender com rochas que têm importância decisiva no processo pelo qual a companhia está passando, da descoberta e desenvolvimento do pré-sal”, afirmou o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra.

O Multilab conta ainda com pia e bancada para preparação das amostras, bancadas de descrição das rochas (especialmente projetadas, com plataformas deslizantes e lupas de mesa), e um quadro interativo para mais dinamismo nas aulas. Este equipamento combina a utilização de um quadro branco com recursos computadorizados, permitindo controlar os aplicativos na tela, fazer anotações com tinta digital e salvar as apresentações para apresentá-las posteriormente.

A análise de rochas é essencial para os processos de exploração e produção na indústria do petróleo. Fazem parte deste estudo as distribuições espaciais das diferentes rochas reservatório, o reconhecimento dos minerais formadores das rochas e a caracterização do espaço poroso, onde se acumulam os hidrocarbonetos, como petróleo e gás natural.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.