A Petrobras inaugura nesta terça-feira (12), a unidade de separação de propeno da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de A
Agência PetrobrasA Petrobras inaugura nesta terça-feira (12), a unidade de separação de propeno da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e de membros da diretoria da empresa, entre outras autoridades. Hoje, a refinaria completa 37 anos.
Com investimento de US$ 275 milhões e produção de 265 mil toneladas de propeno por ano, a unidade abastecerá o mercado petroquímico com o propeno grau polímero, matéria-prima de demanda crescente utilizada na produção de polipropileno, resina termoplástica utilizada na fabricação de produtos como brinquedos, copos plásticos, embalagens para alimentos, remédios e produtos químicos.
O propeno é resultado de um processo de separação, no qual parte do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é destinada à sua produção.
A unidade abastecerá a empresa vizinha da Replan, a Braskem – Unidade Paulínia. Este empreendimento integra o projeto de modernização da Replan, uma das medidas para fortalecer a atuação da Petrobras no setor petroquímico, de acordo com o Planejamento Estratégico da companhia.
O propeno será fornecido à Braskem – Unidade Paulínia através de dutos que ligam a refinaria à empresa e que produzirá o polipropileno para o mercado. Parte dos dutos já está em operação desde fevereiro de 2008 e são utilizados para o transporte de insumos como água, vapor, hidrogênio e efluentes industriais.
De acordo com o gerente geral da Replan, Daniel Teixeira Machado, o mercado de polipropileno vem crescendo em torno de 6% ao ano, substituindo algumas aplicações do polietileno com vantagens em suas propriedades mecânicas. Hoje existem unidades similares nas refinarias RLAM, REDUC, REVAP, RECAP, e REFAP. Com a partida da unidade, a produção da Petrobras alcança o patamar de 900 mil toneladas produzidas por ano, o que representa 37% do total nacional.
A obra foi um desafio de engenharia. Foram erguidas três torres, com a utilização do maior guindaste do mundo para operações terrestres. Uma delas tem 106 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares. “A obra gerou 2.200 empregos diretos e utilizou principalmente mão de obra local”, ressaltou o gerente da refinaria, em coletiva de imprensa. Foram utilizadas 1.700 toneladas de tubulação, 15.000 metros de cabos e 15.000 m³ de concreto.
Replan
A Refinaria de Paulínia é responsável por 20% de todo o refino de petróleo no Brasil. A produção da refinaria atende aos mercados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Goiás, Brasília e Tocantins.
Modernização da Replan
Para a modernização da Replan estão previstos investimentos que superam os US$ 3,5 bilhões até 2013. Além da unidade de propeno, estão em andamento outros projetos voltados para a melhoria da qualidade dos produtos, como as novas unidades de tratamento de gasolina e diesel.
Fale Conosco