Inauguração

Petrobras inaugura amanhã gasoduto Urucu-Coari-Manaus

Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras inaugura amanhã o gasoduto Urucu-Coari-Manaus. O evento será realizado na Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus. Obra integrante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o gasoduto tem 661 km de exten

Redação
25/11/2009 11:25
Visualizações: 26
Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras inaugura amanhã o gasoduto Urucu-Coari-Manaus. O evento será realizado na Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus. Obra integrante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o gasoduto tem 661 km de extensão na linha tronco, que liga Urucu a Manaus, e sete ramais para atendimento às cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba. O gasoduto tem capacidade inicial de transporte de 4,1 milhões de m³/dia.
 
 
Com investimentos de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, o gasoduto Urucu-Coari-Manaus viabilizará o transporte de gás natural ao mercado amazonense. O gás natural produzido no Amazonas servirá, principalmente, para geração de energia elétrica em Manaus, que hoje é atendida por usinas termelétricas movidas a óleo combustível e a óleo diesel. Essas unidades consomem, por ano, 1,3 bilhão de litros desses combustíveis. Menos poluente e mais barato, o gás natural substituirá os combustíveis líquidos, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.



Localizadas em Manaus, as usinas que receberão o gás da Bacia do Solimões têm capacidade instalada para gerar cerca de 760 MW, montante pouco superior ao consumo médio de energia elétrica na capital amazonense, que é de 730 MW. Com o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, as termelétricas poderão ser convertidas para utilizar gás natural. Além do segmento térmico, uma parte do gás produzido na Bacia do Solimões será destinada ao mercado não térmico, cerca de 0,5 milhão de metros cúbicos/dia.
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13