Valor Econômico
A Petrobras informou ontem que vai receber US$ 82 milhões da Repsol YPF, a serem pagos no dia 1º de maio de 2006. Esse valor se refere à liquidação antecipada do contrato de troca de ativos entre as duas empresas, firmado em 2000, pelo qual a Repsol adquiriu 30% da refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, e 10% do campo de Albacora Leste, na bacia de Campos (RJ), dando em troca a rede de postos da Eg3 na Argentina. Na negociação, a Repsol também adquiriu 230 postos de combustíveis com a marca BR no Brasil.
Na época, o negócio entre as duas petroleiras foi avaliado em US$ 1 bilhão, sendo o pontapé inicial para a entrada da Petrobras na Argentina. Depois da troca de ativos a estatal brasileira comprou a Petroleira Santa Fé e, em seguida, adquiriu o controle do grupo argentino Perez Companc, que posteriormente recebeu o nome de Petrobras Energía S.A. (Pesa), elevando a companhia brasileira ao posto de segunda maior empresa de petróleo daquele país.
Em nota divulgada ontem, a Petrobras informou que o contrato de permuta com a Repsol estabelecia prazo de oito anos para apuração dos valores definitivos dos ativos, com a diferença sendo paga em período não inferior a cinco anos. Segundo a Petrobras, a decisão conjunta foi de antecipar o prazo para encerramento das avaliações. Com isso, o valor acordado é definitivo e "não sujeito a revisão ou verificação por nenhuma das partes".
Fale Conosco
21