Águas Profundas

Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no po

Agência Petrobras
02/09/2009 17:11
Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México Visualizações: 444 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no poço Tiber-1, situado a cerca de 400 quilômetros a sudeste de Houston, em profundidade de água de 1.260 metros, localizado no quadrante Keathley Canyon, Bloco KC 102. A Petrobras America detém 20% dos interesses no prospecto Tiber, tendo como parceiros a BP, operadora com 62% de participação, e a ConocoPhilips, com 18%. 

 

O poço Tiber-1 atingiu uma profundidade total de 10.685 metros, tornando-se o mais profundo poço já perfurado pela indústria de petróleo. Foram encontrados diversos reservatórios com petróleo no objetivo exploratório do Terciário Inferior. Preliminarmente, a avaliação exploratória deste resultado indica uma descoberta de petróleo de grande porte.

 

Desta forma, a Petrobras consolida sua posição em águas profundas e ultraprofundas do Golfo do México, na nova fronteira do Terciário Inferior, beneficiando-se de sua ampla experiência e domínio tecnológico desenvolvidos a partir das operações em águas profundas e ultraprofundas no Brasil.

 

A participação da Petrobras nesta descoberta está alinhada ao seu Plano Estratégico e representa um importante passo na consolidação de uma carteira de projetos de Exploração e Produção de qualidade em águas profundas no Golfo do México.

 

Atuação destacada da Petrobras em águas profundas do Golfo do México

 

A Petrobras é uma das empresas líderes na Exploração do Terciário Inferior, em águas profundas do Golfo do México. É a operadora dos campos de  Cascade (50%) e Chinook (66,7%), atualmente em desenvolvimento com início de produção programada para meados de 2010. Também possui participação nas descobertas de Saint Malo (25%) e Stones (25%), que também apresentam expressivas reservas de petróleo a serem desenvolvidas. Adicionalmente, a Petrobras detém importante carteira de projetos exploratórios, com objetivos tanto no Terciário Inferior quanto no Mioceno, que em breve serão testados. Este portfólio de alta qualidade garante uma base sólida para o crescimento da Exploração e Produção da Petrobras em águas profundas do Golfo do México.

 

Como operadora das descobertas nos campos de Cascade e Chinook, a Petrobras será a empresa pioneira na instalação de uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, processamento, armazenamento e escoamento de petróleo) em águas ultraprofundas  do Golfo do México americano. Este projeto também será o primeiro a fazer uso de novas tecnologias, como a bóia turret desconectável - dispositivo que permitirá que o FPSO se desloque no caso de incidência de furacões -; o transporte de petróleo cru por meio de navios aliviadores; risers híbridos (linhas submarinas de escoamento); além de bombeio elétrico.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.